Nova turma de residentes é recepcionada no HU-FURG

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/EBSERH

Na tarde da quarta-feira (01), os alunos do Programa de Residência Médica foram recepcionados no Anfiteatro da Área Acadêmica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A Residência Médica é um curso lato sensu, oferecido aos profissionais formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Milene Pinto Costa, iniciou o acolhimento aos residentes e destacou que este é um período de muitas aprendizagens e trabalho. Na sequência, a superintendente do HU-FURG, Helena Vaghetti, enfatizou que o HU tem uma gestão compartilhada, FURG e Ebserh, “sempre visando a dupla missão do Hospital: formação de profissionais nas diversas áreas ligadas à saúde e assistência à população”. A superintendente explicou que o hospital é uma estrutura complexa, 100% SUS e, hoje, opera acima de sua capacidade por uma situação momentânea da assistência à saúde no município, mas que estão sendo feitos encaminhamentos e a busca de reforço orçamentário e humano para suprir a demanda. 

A gerente de Ensino e Pesquisa (GEP), Susi Lauz, salientou a importância deste novo ciclo na vida pessoal e profissional dos médicos residentes, bem como, a enfatizou este momento que vivenciarão no HU-FURG/Ebserh; da realização da troca de saberes e de experiências que trazem de suas instituições de origem e das que irão adquirir no HU. Ela também apresentou os membros da equipe de governança e de diferentes divisões, setores e unidades com as quais os pós-graduandos terão contato e das quais receberam orientações gerais, dentre elas, uso do crachá, acesso ao Sistema informatizado do HU, medidas de proteção pessoal e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). 

Os residentes permanecerão de dois a três anos desenvolvendo habilidades e competências técnicas sob a orientação direta de um preceptor – profissional do HU-FURG ou da Rede Básica de Saúde e responsável pelas atividades de cada um dos estudantes. A Residência Médica será realizada, de acordo com a aprovação no processo seletivo, nas diferentes áreas, tais como: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Clínica Médica.

A Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Galeria

Divulgação

Divulgação

Assunto: Arquivo