PPG em Química tecnológica e Ambiental completa 10 anos de atividades

O Programa de Pós-Graduação em Química tecnológica e Ambiental (PPGQTA), em nível mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) comemora 10 anos de atividades em 2017. Neste ano o Programa também terá a 100ª dissertação apresentada, pela mestranda Clarissa Rosa, na segunda-feira (20). 

As atividades do PPG iniciaram em março de 2007. “Éramos apenas cinco doutores em Química, mais um doutor em Engenharia Química, outro em Termodinâmica, outro em Oceanografia, outro em Ciência de Alimentos, além de dois doutores da Química da UFPel. Começamos com dez docentes e hoje somos mais de trinta”, conta o professor Ednei, um dos fundadores. 

O Programa teve conceito quatro na última avaliação trienal e atende aos níveis de formação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPG tem como principal objetivo a formação de profissionais qualificados para atuação na área da Química em diferentes níveis, compreendendo o ensino médio e superior, a pesquisa em universidades e centros P&D, a indústria química em geral, bem como o setor de consultoria. O egresso é apto a desenvolver pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, considerando demandas da sociedade e do meio ambiente. 

Além das disciplinas tradicionalmente oferecidas nos cursos de pós-graduação com formação generalista em Química como, por exemplo, Química Analítica, Orgânica, Inorgânica e Físico-Química, o curso oferece disciplinas com conteúdo tecnológico e ambiental de alto nível, como Compostos Organometálicos e Heterocíclicos, Escalamento de Processos, Química Supramolecular, Nanotecnologia e Preparo de Amostras.

100ª defesa de dissertação

A defesa irá ocorrer na segunda-feira (20), às 9h, na sala 3 do campus de Santo Antônio da Patrulha. A mestranda Clarissa Rosa irá defender o trabalho intitulado “Reação sem solvente catalisada por ácido sulfâmico: uma metodologia eficiente para a hidrotiolação regiosseletiva de alcenos e alcinos”, com orientação do professor Marcelo de Godoi. A banca será composta pelos docentes Carlos Eduardo Bencke (IFC),   Marcelo G. Montes D'Oca (FURG) e Gilber Ricardo Rosa (FURG).

 

Assunto: Arquivo