Penúltimo dia trouxe personagens da literatura e cinema à Feira do Livro

O penúltimo dia da 44ª Feira do Livro da FURG, neste sábado (4), recebeu o Festival Cosplay Egona, reunindo um grande público durante as apresentações e desfile dos cosplayers. Personagens como Darth Vader e Princesa Léa de Guerra nas Estrelas ou o bruxinho da saga Harry Potter saíram dos livros e das telas para confraternizar com crianças e adultos na Arena Cultural. Outros preferiram apostar em personagens de desenhos animados ou ainda criaram suas próprias performances.

Na sequência do Egona, houve show com a Banda Intrue. A banda de rock alternativo formada pelos rio-grandinos Douglas Júnior, nos vocais; Breno Cecere e Erick Carvalho, nas guitarras; Marco Antônio Nunes, no baixo; e Doddo Moraes, na bateria, apresentou composições autorais, covers de clássicos do rock, como a banda Nirvana, e hits atuais.

O Espaço Literário foi palco da oficina de criação literária “E se eu não tiver uma boa ideia?”, ministrada por Reginaldo Pujol Filho, autor dos livros Azar do Personagem, Quero Ser Reginaldo Pujol Filho e Só Falta o Título. A oficina possibilitou aos participantes um ambiente de desbloqueio, contato com a literatura e autoconfiança. Em sua primeira vez na cidade, o palestrante comentou sobre as técnicas usadas durante a oficina. “É possível escrever, as ideias estão aí”, disse.

Os autografantes da última noite de autógrafos da Feira foram Vilmar Pereira, Sirlei Schirmer e Daniele Jardim, com A Política de Ações Afirmativas na FURG: um espaço de formação permanente; Fábio Guerra, com O Ciclo da Vida; Aila Maria Pacheco, com Reflexão em Deus; Paula Liorama, Lilian Ney, Paula Canabarro, Léo Ottesen, Cláudia Borges, Eliane Macedo, Estela Chaplin, Fernanda Johannsen e Marcela Richter, com Nossos Poemas; Alison Guedes Altmayer, Eliane Macedo, José Antonio Altmayer, K.V. França, Marcela Wanglon Richter, Murilo Sedrez, Paula Lima Canabarro e Tomás Mendes, com Histórias de vento, mar e amor; Geraldo Roberto da Silva, com Ouvido Absoluto; Vilson Farias, com Ação Popular: na doutrina, na jurisprudência e na prática (com incursão no Direito Comparado); e Dalva Leal Martins, com Reflexões.

Neste sábado, a Rua das Crianças teve diversas atrações. A oficina literária “Contos e lendas indígenas”, de Jamille da Silva, proporcionou às crianças conhecer a cultura indígena através de pinturas e histórias. O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe) realizou a última contação de histórias do Núcleo nesta edição. O Setor 3 promoveu a sessão de curtas Pais e Filhos.

No espaço de circulação, as intervenções de Odair Souza, “Ouvir com os olhos”, e de Greyce Masiero, “Corpo ativo, mente desperta”, interagiram com o público. A Incubadora Cultura Viva trouxe para a Feira a oficina de Bonecas Abayomis e acessórios, com a agente cultural da FURG Fúlvia da Conceição, e o Rodízio Literário com a agente Carol Fortes.

O domingo na feira

Último dia da 44ª Feira do Livro da FURG, este domingo (5) receberá muitas atividades: na Rua das Crianças serão realizadas Contação de Histórias com a Biblioteca Itinerante do Caic, Roda de Capoeira com o grupo Camboatá e o Divã de Histórias. As intervenções culturais acontecerão no espaço de circulação. Das 20h às 21h, o Espaço Literário receberá a premiação do concurso “Sua Poesia Vai à Feira”, da Academia Rio-Grandina de Letras. O encerramento da 44ª Feira do Livro da FURG ficará por conta da Banda Rossini, às 21h, na Arena Cultural.

Total de livros vendidos até 03/02 – 8.902

Mais vendidos: Diário de Larissa Manuela – Larissa Manuela; Diário de um Banana – Jeff Kinney; O Homem mais Inteligente da História – Augusto Cury

 

Assunto: Arquivo