Nota de Esclarecimento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG, relativamente ao pagamento de benefícios aos estudantes de Graduação, vem de público esclarecer:

1. A demora no pagamento dos benefícios estudantis ocorreu pelo atraso na liberação do Orçamento 2017, que costumava acontecer sempre no primeiro dia útil do ano. Nesse ano, o Orçamento foi liberado pelo Governo Federal somente em 11 de janeiro;

2. Com a liberação do Orçamento, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) envidou todos os esforços para imediatamente efetuar os empenhos e processar os recibos, ficando na dependência da liberação dos recursos financeiros para proceder os pagamentos;

3. Ontem, 24 de janeiro, às 18h30, o Ministério da Educação (MEC) liberou 60% dos recursos financeiros necessários para cumprir os compromissos institucionais. Mesmo não recebendo a totalidade dos recursos, a Universidade, como sempre tem feito, priorizou o pagamento de TODAS as bolsas-benefícios estudantis e dos contratos de terceirização, concluindo o envio à rede bancária neste dia 25;

4. Durante todo este período, a Universidade esteve em contato com o Ministério da Educação, solicitando a liberação do Orçamento e do Financeiro. Jamais deixou de atuar junto ao MEC para resolver a situação;

5.  A Administração da FURG reitera que nenhuma informação foi negada aos estudantes, que receberam no dia 18 de janeiro, via Sistema Informatizado FURG, o motivo do atraso nos pagamentos. A FURG não estabeleceu datas, pois dependia da liberação do Governo Federal;

6. A afirmação divulgada de que houve “pagamento retroativo” não procede, uma vez que os benefícios do mês SEMPRE foram pagos até o décimo dia do mês subseqüente. A situação nesta virada de ano foi absolutamente excepcional;

7. A Administração da Universidade discorda da manifestação da estudante de que houve desprezo por parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e reconhece o trabalho da equipe da Prae, que tem dedicação, atenção e cuidado aos acadêmicos da FURG, demonstrados não só na assistência estudantil, como na recepção aos estudantes a cada semestre e no atendimento diário;

8. Qualquer estudante da FURG, ao ter dúvidas sobre este ou outro assunto, pode e deve procurar a Prae, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, a Ouvidoria ou a própria Reitoria, que será devidamente informado sobre o andamento;

9. Finalmente, reitera que este foi um problema pontual, já que em 2016 todos os pagamentos ocorreram dentro do prazo.Rio Grande, 25 de janeiro de 2017.

 

Reitoria da FURG

 

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