Diálogo de saberes é destaque na Feira do Livro da FURG

O livro como estímulo ao encontro das pessoas é a aposta da 44ª edição do evento

A valorização do ensino público e da cultura popular orientará as atividades no tradicional espaço de democratização do acesso à literatura e à cultura realizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A Instituição, inspirada no pensamento do educador Paulo Freire – “Quem ensina aprende ao ensinar; e quem aprende ensina ao aprender” –, promove a diversidade cultural e o diálogo entre os saberes populares e acadêmicos na 44ª Feira do Livro da FURG, que vai de 26 de janeiro a 5 de fevereiro, na Praça Dídio Duhá, na Praia do Cassino.

Com o tema “a importância do Ensino Público e da Cultura Popular na Educação”, a proposta é de que a Feira seja um ponto de encontro da comunidade e um exemplo de resistência da educação pública, em permanente diálogo com os saberes populares. “Não é só comprar o livro. Queremos que o livro seja o motivo para as pessoas se encontrarem. O objetivo é trazer o saber popular e abarcar a diversidade da cultura”, explica a diretora de Arte e Cultura da FURG, Fabiane Pianowski.

As atrações terão início às 21h de quinta-feira (26), na Arena Cultural, com apresentação da Big Band, projeto de extensão da FURG dedicado à difusão da música e da cultura. Durante a programação, o espaço receberá o patrono desta edição da Feira, Willy César, e o escritor Pedro Gonzaga, para conversa com os leitores; show de violão didático, com Marcelo Caminha; apresentações de teatro e de dança; mostras de audiovisual; shows de bandas e o Festival Cosplay Egona. O show de encerramento ficará por conta da apresentação da orquestra Rossini.

Com programação voltada ao público infantil, o espaço Rua das Crianças será movimentado pelos projetos vinculado à FURG, como o Setor 3, o Centro de Atenção Integral à Criança ao  Adolescente (Caic), o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe) e o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim). No Espaço Literário, serão realizados oficinas, saraus, sessões de autógrafos e conversas com os leitores. Como atividades permanentes, Núcleo de Memória da FURG (Nume), a Incubadora Cultura Viva e os projetos vinculados ao Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese).

Homenagem

Autor dos livros “Cidade do Rio Grande – do Big Bang a 2015” (2015), “SC São Paulo - Um Século de Futebol Popular” (2013), Willy César é homenageado como patrono da 44ª Feira do Livro da FURG. A obra do jornalista e escritor reflete e valorização da produção local e o sentimento de pertença à comunidade, características em relevo na programação do evento. O patrono participará de conversa com os leitores na sexta-feira (27), às 21h, na Arena Cultural.

 

Arquivos

Programação 44ª Feira do Livro da FURG

 

Galeria

Convite

Convite

Assunto: Arquivo