Docente e doutorando da FURG realizam exposição na Espanha

A partir da quinta-feira (12), a docente do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Teresa Lenzi, e o doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Literatura da FURG, Jesús Garcia, realizarão uma exposição no espaço Universidad de Murcia (UM), em Murcia, na Espanha. O trabalho, intitulado “Gaúcho. Cartografias entre(s) fronteiras”, foi selecionado para compor a agenda anual da Instituição.

A exposição dos integrantes da FURG é resultado de um projeto desenvolvido entre janeiro e fevereiro de 2012, em uma pesquisa de campo, partindo de Rio Grande para a Argentina, por meio do Uruguai. A viagem durou seis semanas. O objetivo inicial do projeto foi de investigar sobre quem são os gaúchos da contemporaneidade presentes nas três fronteiras. Para obter os resultados, a dupla entrevistou cidadãos comuns urbanos, por serem os que assimilam mais profundamente a globalização, e também cidadãos que têm como modo de vida a tradição do campo.

De acordo com a professora Teresa, além do objetivo inicial, a dupla encontrou-se em duas viagens paralelas. “Aquela do habitante do país vizinho que investiga as suas próprias essências, e a do morador de outro continente, que descobre a milhares de quilômetros a essência da sua própria cultura em países onde a palavra ‘estrangeiro’ perde seu significado”, afirma. As experiências estão registradas em vídeos, fotografias e em um diário de bordo.

Ainda segundo a docente, o material reúne ideias sobre a cultura gaúcha, sua geopolítica e seus limites socioeconômicos. “A exposição convida o observador para a refletir, não como uma reflexão determinista sobre essa complexa cultura, sobre qualquer cultura e sua dependência ou não de pertencer a uma nação, bem como quanto aos desafios enfrentados face à globalização”, afirma Teresa. A exposição encerra em 3 de fevereiro. 

 

Galeria

Divulgação

Divulgação

Assunto: Arquivo