Projeto desenvolvido em Santo Antônio da Patrulha é aprovado em programa da Fapergs

Intitulado “Caminhos de Inovação do Agronegócio”, o projeto desenvolvido por professores do curso de Engenharia Agroindustrial, do campus Santo Antônio da Patrulha (SAP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi aprovado no Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

O projeto da FURG é desenvolvido pelos professores do Centro de Estudos em Dinâmica Agroindustrial (Cedai) de SAP, Marcelo Badejo, Jorge Gamarra, ALex Leonardi e Carlos Honorato. De acordo com Marcelo, o projeto tem como objetivo estudar as formas de agregação de valor aos produtos do agronegócio, por meio de análises das principais cadeias agroindustriais, como da carne, leite e derivados, grãos, vinho, frutas e hortaliças. “O projeto é muito importante na medida em que serão estudados os caminhos para a agregação de valor no âmbito da pesquisa, que é a agroindústria”, afirma Marcelo.

Segundo o docente, este é um estudo inédito, que tem como princípios gerar conhecimento para nortear políticas públicas em prol do desenvolvimento econômico, por exemplo. “Também irá nortear atitudes individuais das indústrias frente à concorrência e a busca de eficácia”, afirma. Para isso, a pesquisa pretende descrever como ocorre a atual dinâmica de inovação do agronegócio gaúcho, verificar alternativas de agregação de valor, e identificar caminhos para transformar o setor em uma atividade que busca e realiza valor socioeconômico por meio, centralmente, da inovação.

O projeto é desenvolvido em conjunto com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A coordenação do projeto é do professor da UFRGS, Paulo Zawislak. 

 

Assunto: Arquivo