5º Pomerbr inicia no próximo sábado, 12

No período de 12 a 14 de novembro, a Serra dos Tapes, em Canguçu, será sede do 5º Encontro Nacional dos Pomeranos do Brasil (Pomerbr). O evento é organizado pelo Núcleo Educamemória, do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em conjunto com outros órgãos. Nesta edição, serão apresentados cerca de 40 trabalhos e 30 banners. Ainda, a atividade conta com inscrições de participantes de cinco Estados.

De acordo com o coordenador do Núcleo Educamemória da FURG, Carmo Thum, a proposta do Encontro é discutir e problematizar questões como história, educação, política, cultura, futuro e pertencimento dos povos pomeranos. “Coletivamente necessitamos nos questionar e problematizar quem somos, porque somos e o que desejamos ser enquanto grupo cultural”, afirma.

A quinta edição do evento trará uma novidade: o início da promoção da língua pomerana. De acordo com Carmo, o ato de aprofundamento do diálogo sobre a cultura, intitulado “Memória, Cultura e Promoção da Língua Pomerana” visa compreender as políticas de língua materna. “Também queremos fomentar estratégias para uma ação regional em torno da cultura e da Salvaguarda, Promoção e Ensino da Língua”, complementa o coordenador.

O evento contará com mesas de debate, apresentações culturais, exposições e apresentações de trabalhos. As inscrições já estão encerradas. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://pomerbr.blogspot.com.br/ ou na programação do evento.

Arquivos

Programação

 

Assunto: Arquivo