FURG realiza estudo sobre saúde da população rio-grandina

Com intuito de conhecer o perfil da saúde de adultos e idosos em Rio Grande, professores da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em conjunto com alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência as Saúde (PPGCS) realizaram uma pesquisa entre os meses de abril e julho de 2016. A pesquisa foi realizada com moradores de 676 domicílios espalhados em 30 bairros do município.

A escolha da amostra da população rio-grandina para participar da pesquisa ocorreu de forma aleatória, por meio de sorteio. O estudo abrangeu aspectos como doenças crônicas, alimentação saudável, atividades físicas, saúde bucal, doenças respiratórias e uso de drogas.

Entre os resultados, o grupo encontrou que sete a cada dez adultos e idosos declararam ter pelo menos uma doença crônica, como hipertensão, colesterol elevado e diabetes; um a cada três adultos e idosos usam próteses ou dentadura na boca; um a cada dez pessoas faz uso abusivo de álcool; duas a cada dez pessoas são fumantes; uma a cada três pessoas declararam não realizar nenhum tipo de atividade física nos momentos de lazer. Outros resultados da pesquisa, assim como dicas, podem ser obtidos aqui

Arquivos

Resultados

 

Assunto: Arquivo