2º Sul Energia inicia com olhar sobre o desenvolvimento da região sul

Com o foco nos temas mais atuais e relevantes para aproximar empresas, governos, organizações do terceiro setor e instituições de ensino, iniciou-se nesta terça-feira (8) o 2º Sul Energia, promovido pelo Arranjo Produtivo Local – APL Polo Naval e Energia, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As atividades foram realizadas no Cidec-Sul, no campus Carreiros.

Durante a manhã, os inscritos puderam assistir ao painel “Perspectivas de Desenvolvimento para a Região Sul do Rio Grande do Sul”, com participações do governo do Estado e dos municípios pertencentes ao APL. Os painelistas puderam debater questões relacionadas ao crescimento e potenciais da região para os próximos anos. O vice-reitor da FURG e diretor presidente da Associação APL do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno, professor Danilo Giroldo, dando início ao painel, ressaltou a importância dos municípios trabalharem juntos e superarem desafios. “No próximo quadriênio, devemos todos estar muito próximos para que possamos continuar garantindo melhor infraestrutura para nossa região”, destaca.

A atual vice-prefeita e prefeita eleita de Pelotas, Paula Mascarenhas, mostrou aos participantes os principais pontos da região Sul e da cidade de Pelotas, como o conjunto de APLs e nos setores de educação. Paula relembrou os potenciais da região e destacou que é necessário eleger os projetos prioritários para que os APLs possam ser postos em prática.

Participaram ainda, como painelistas, o representante do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Gilberto Pinho; o diretor de Planejamento e Programas, representando o secretário Estadual de Minas e Energia, José Francisco Braga; João Carlos Cosin, representando o Prefeito de Rio Grande; Mário Almeida, representando a Prefeita de São José do Norte.

Durante a tarde, aconteceu a 9ª Rodada de Negócios do Sebrae, com a participação de diversas empresas da região. Está previsto para a quarta-feira (10), na continuidade do evento, o seminário “Inovação e Transferência de Tecnologia na Indústria Naval e Offshore”, que abordará o avanço e perspectiva de inovação tecnológica e de transferência de tecnologia no Brasil. Também serão apresentados painéis com cases de sucesso sobre o tema. Finalizando as atividades do 2º Sul Energia, os participantes terão acesso a informações relevantes sobre energia, com o seminário “Desafios da Geração de Energia na Região Sul do RS”.

 

Assunto: Arquivo