Acadêmica de PPG em Ciência da Saúde recebe prêmio em Roma

A acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Gabriela Hadrich, recebeu o prêmio de “Best Young Researcher Award”, no 7º Euro-Global Summit on Toxicology and Applied Pharmacology. O evento ocorreu em Roma, na Itália, no período de 24 a 26 de outubro. O trabalho premiado de Gabriela, intitulado “Anti-Inflammatory effect and toxicology analysis of oral delivery quercetin nanosized emulsions in rats", foi desenvolvido no Laboratório de Nanotecnologia da FURG.

O trabalho tem como objetivo desenvolver um novo medicamento anti-inflamatório, de origem natural, com a utilização da nanotecnologia para auxiliar a melhorar a absorção desse composto e com isso aumentar sua atividade farmacológica. A fórmula foi testada em patologias que envolvem processos inflamatórios ou oxidantes e demonstrou resultados promissores doenças como asma alérgica e AVC hemorrágico, de acordo com Gabriela. “Os anti-inflamatórios causam várias reações adversas se utilizados em longo prazo e por isso a descoberta de novos anti-inflamatórios, com baixa toxicidade é muito relevante”, afirma a acadêmica.

Para a acadêmica, participar de um congresso internacional é uma grande experiência. O incentivo, segundo Gabriela, vem constantemente da orientadora Cristina Dora. “Ela nos incentiva constantemente para que a gente participe de eventos, pois, além de estar em contato com pesquisadores renomados, firmamos parcerias e trocamos ideias, ampliando nossos horizontes”, conta.

De acordo com Gabriela, além do orgulho e felicidade em relação aos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Nanotecnologia, a parte mais importante da premiação foi o reconhecimento. “Isso foi muito importante porque demonstra que o Brasil é capaz de desenvolver pesquisa de ponta”, afirma.

 

Assunto: Arquivo