Projeto do Lace é tema de reportagem na TV

Em março deste ano, motivados pela grave situação de proliferação do Zika vírus no país, os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foram convidados pelo Laboratório de Criatividade (Lace) a desenvolverem projetos de combate ao mosquito Aedes aegypti. Na terça-feira (25), o telejornal “Jornal do Almoço”, da RBS TV, exibiu uma matéria com os resultados desse projeto.

O quadro “JA Ideias” mostrou que foram desenvolvidos 23 modelos de armadilhas. Os testes, no Rio Grande do Sul, foram realizados até maio, visto que, com a chegada do frio, a proliferação de mosquitos no Sul diminui. A convite da Prefeitura de Canavieiras, na Bahia, em julho foram promovidas oficinas com agentes de saúde do Município, com o objetivo de construir modelos mais simples e eficientes.

De acordo com o coordenador do Lace, professor Lauro Witt, a experiência na região Nordeste do Brasil demonstrou o sucesso do projeto, o alcance da FURG em termos territoriais e sua contribuição social, em particular o papel da inovação tecnológica gerada pela Escola de Engenharia (EE) em benefício da sociedade brasileira. “Os projetos de iscas para mosquitos serão novamente avaliados, sendo publicados folders de como construir, exposição dos protótipos e realização de oficinas para construção”, explica.

Os projetos do Laboratório de Criatividade são voltados a temas de sustentabilidade e desenvolvimento humano. Um dos trabalhos do grupo é a criação de novos modelos de brinquedos para crianças com deficiência. O Lace recebe voluntários, tanto da comunidade universitária quanto da sociedade em geral, que tenham interesse em ampliar o alcance dos projetos.

 

Assunto: Arquivo