15ª MPU: Emoção marca solenidade de abertura

Inclusão e democratização na Universidade Pública. O tema da 15ª Mostra da Produção Universitária (MPU) inspirou os participantes da solenidade de abertura na noite de quarta-feira (19), no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul). A homenagem desta edição, na área do Ensino, para a professora Vera Lúcia Gomes, da Escola de Enfermagem, representou o tema e foi marcada pela emoção.

Antes da entrega da homenagem pela reitora Cleuza Dias, um vídeo produzido pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC) apresentou depoimentos de colegas da área e da própria homenageada, contando um pouco das ações que culminaram no reconhecimento à professora.

Em seu discurso, Vera Lúcia relatou a surpresa e gratidão com que recebeu a notícia sobre a homenagem, no Gabinete da Reitora, no início do mês. “Além dos maravilhosos momentos que passei na Universidade, a vida estava me entregando uma chave de ouro para encerrar minha carreira”, afirmou.

A professora relembrou o tempo em que chegou a Rio Grande em 1977 e, junto aos demais colegas professores, precisou “criar um perfil profissional” na comunidade, que até então não contava com enfermeiros formados em curso superior. Prestes a se aposentar, depois de quase 40 anos dedicados à Instituição, a homenageada fez questão de ressaltar que o destaque recebido simboliza o reconhecimento para toda a área de Enfermagem.

Após a entrega da homenagem, a reitora Cleuza Dias reforçou o reconhecimento da Instituição por todo trabalho realizado pela professora, “com dedicação e muita responsabilidade nas atividades de pesquisa, extensão e, em especial, de educação”. A reitora Cleuza Dias aproveitou o momento para assegurar que o evento simboliza o projeto de uma universidade pública “que respeita a diversidade e busca a partilha de conhecimento”.

No ano de homenagem ao Ensino, a pró-reitora de Graduação, Denise Martinez, afirmou que a MPU é um “momento ímpar para o estudante exercitar sua autonomia de forma pró-ativa e emancipatória”. Também estiveram presentes na solenidade, o vice-reitor Danilo Giroldo; o ex-reitor João Carlos Brahm Cousin, representando o prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer; e os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Ednei Primel, de Extensão e Cultura Lúcia Anello, de Gestão de Pessoas Ronaldo Piccioni, de Planejamento e Administração Mozart Martins Filho e de Assuntos Estudantis em exercício Sirlei Schirmer.

Show de abertura

Após a solenidade o público presente prestigiou o show da banda Volt, em tributo à banda Garotos da Rua. Edinho Galhardi (bateria), Clayton Chiesa (teclados), Paulo Franzman (baixo) e Zebu Knithrider (guitarra e vocal), junto a participações especiais, apresentaram músicas inéditas e hits como Sabe o que acontece comigo, Tô de saco cheio e Eu já sei.

 

 

 

 

Galeria

Foto: Altemir Viana

Foto: Altemir Viana

Assunto: Arquivo