15ª Mostra da Produção Universitária registra crescimento

A 15ª edição do maior espaço de compartilhamento, democratização e construção de saberes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) será realizada a partir de quarta- feira (19). Com o tema “Inclusão e Democratização na Universidade Pública”, a Mostra da Produção Universitária (MPU) reúne diversas atividades até 21 de outubro, como apresentações de trabalhos, oficinas e mostras artístico-culturais.  O destaque da edição de 2016 é o aumento da procura pela comunidade: cerca 1860 trabalhos, desenvolvidos na FURG e outras instituições de Ensino Superior, serão expostos nos seis eventos que compõem a MPU: 25º Congresso de Iniciação Científica; 19º Seminário de Extensão; 18º Encontro de Pós-Graduação; 12ª Feira de Inovação Tecnológica; 11º Seminário de Ensino e 3º Simpósio de Cultura. Nas oficinas, mais de cem temas serão desenvolvidos. A expectativa é de que mais de duas mil pessoas participem da programação.  

A abertura da 15ª MPU será às 19h de quarta-feira (19), no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul). Após a cerimônia, a comunidade poderá prestigiar o show da banda Volt, em tributo ao grupo de rock’n roll sucesso nos anos 1980, Garotos da Rua. A entrada é gratuita. A programação das apresentações de trabalhos, os horários de credenciamento e os locais das oficinas estão disponíveis no site http://mpu.furg.br.

O momento será de integração da comunidade universitária. Estudantes e servidores dos campi de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar participarão das atividades no campus Carreiros. Para viabilizar o deslocamento, a coordenadora geral da comissão organizadora da 15ª MPU, Michelle Protázio, destaca que cinco veículos serão disponibilizados para transportar apresentadores, oficineiros e ouvintes dos campi fora de sede até Rio Grande.

Neste ano, o 3º Simpósio de Cultura inicia mais cedo. Na segunda-feira (17), o Movimento Coral da FURG realiza ensaio aberto, das 19h às 21h, no Núcleo de Extensão em Música. Na terça-feira (18), o diretor de cinema José Mattos ministra palestra, às 16h, e participa de roda de conversa com o público, às 17h, no auditório do Prédio das Pró-Reitorias. No mesmo local, às 18h, será exibida a sua mais recente produção: City Down - A História de um Diferente, em que quase a totalidade do elenco é formada por atores portadores de Síndrome de Down.

Homenagem

A área destacada pela 15ª MPU é a de Ensino. Desde 2005, a Universidade distingue, em rodízio, as áreas de Pesquisa, Extensão e Ensino, para reconhecer o trabalho de profissionais que se dedicam nessas atividades. A professora da Escola de Enfermagem (Eenf) da FURG, Vera Lúcia Gomes, será a homenageada nesta edição. Em 2015, a técnico-administrativa Darlene Torrada teve o seu trabalho reconhecido em Extensão. O comunicado foi realizado na sexta-feira (07) pela reitora Cleuza Dias, com a presença de representantes da administração central e da coordenação geral do evento.

 

 

Assunto: Arquivo