Pibid - Francês realiza ação nos 46 anos da escola Emílio Mallet

Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Francês da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e alunos das turmas de francês da Escola Estadual Marechal Emílio Luiz Mallet realizaram a atividade “On écrit sur les murs de l’école” (Nós escrevemos nas paredes da escola). A ação teve como tema “A Paz” e marcou as comemorações do 46º aniversário da escola, com pintura nos muros, na quinta-feira (6), data de sua fundação em 1970. A professora regente das turmas e supervisora do subprojeto de Francês do Pibid, Fátima Assumpção, também participou da atividade.

A ação foi baseada na música “On écrit sur les murs de l’école”, gravada pelo grupo Kids United, da Unicef. O grupo é formado por seis crianças e jovens e a música faz parte do álbum "Un Monde Meilleur" (Um mundo melhor), lançado em 20 de Novembro do ano passado, no Dia Internacional dos Direitos da Criança. Essa iniciativa da Unicef busca celebrar a paz e a esperança.

De acordo com a coordenadora do Pibid - Francês, professora do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, Eliane Misiak, a ação é o resultado das atividades desenvolvidas pelo subprojeto, que conta com 10 bolsistas. O objetivo foi “contribuir para o desenvolvimento de práticas que reforcem o sentimento de pertencimento dos alunos e da comunidade para com a escola”, explica Eliane. As tintas para que os alunos pintassem os muros da escola durante a atividade foram doadas pelos pibidianos e pessoas da comunidade que quiseram colaborar com a ação.

A coordenadora destaca que todos os bolsistas participam ativamente do planejamento e execução das ações previstas no grupo. A atividade de quinta-feira envolveu diferentes etapas como desenvolvimento do tema em sala de aula, exibição do clip da música, explosão de ideias sobre o conceito PAZ na sala de aula, tradução dos termos, criação dos cartazes e, finalmente, as escritas e desenhos nos muros da escola.

Pibid - Francês no Mallet

O Pibid – Francês iniciou as atividades na escola em abril de 2014 e o término está previsto para fevereiro de 2018. “As aulas são ministradas pela professora regente e os pibidianos auxiliam a professora regente e são responsáveis por curtas intervenções”, conta a coordenadora. Ela ressalta que a professora regente das turmas, Fátima Assumpção, atua no Mallet desde 1992, “mas foi apenas em 2014, graças ao Pibid, que, pela primeira vez, ela pode ministrar aulas de francês”.

As ações são planejadas em grupo e os bolsistas atuam na criação de jogos pedagógicos, de material didático e de fichas pedagógicas; nas leituras de textos franceses; exibição de músicas, vídeos e filmes; escrita de poesias; gravações de vídeos; realização de dramatizações (teatro de sombras); releituras de obras de arte; aulas-passeio para trabalhar a noção de patrimônio material e imaterial, entre outros.

 

Galeria

Assunto: Arquivo