Assembleia Universitária comemora os 47 anos da FURG e homenageia servidores

Os 47 anos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foram celebrados em Assembleia Universitária na tarde de terça-feira (11), no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul). Para marcar a data, a FURG concedeu o título de professor emérito ao docente do Instituto de Oceanografia (IO), Manuel Haimovici, distinções de mérito universitário e homenagens por tempo de serviço aos que completaram 25, 30, 35, 40 e 45 anos ou mais de efetivo exercício na Instituição. Durante a Assembleia, os cerca de 120 servidores que ingressaram na     Universidade a partir de agosto de 2015 foram simbolicamente empossados pela reitora da FURG, Cleuza Dias, e o vice-reitor, Danilo Giroldo. Os 50 servidores que se aposentaram no mesmo período receberam homenagem pela sua dedicação à Instituição.

A reitora da FURG, ao homenagear os servidores, dos aposentados aos ingressantes, relembrou o processo histórico de formação da Universidade, marcado pela aglutinação de unidades isoladas; reforçou a identidade institucional, voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos, e comemorou os avanços ao longo dos 47 anos de história, comemorados em 20 de agosto. “A FURG é ainda uma jovem universidade, que nasceu do desejo e da vontade de uma comunidade. É uma universidade pública que fez da história a sua própria vocação. A vocês, que decidiram assumir o serviço público, papel determinante e singular no desenvolvimento local e regional, desejamos que possam contribuir na grandiosa tarefa de continuarmos juntos escrevendo essa história. A história da FURG é de todos nós”, comemora.

A Universidade, atualmente, representa uma comunidade de 15 mil pessoas, entre servidores, estudantes e demais colaboradores. São 60 cursos de graduação e 29 em nível de pós-graduação. Nos campi fora de sede, Santa Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar, 12 cursos de graduação são oferecidos. Na Educação a Distância, a FURG está presente em 12 municípios.  “A Universidade é um local plural, de interações sociais. É um centro de socialização, de diversidade de ideias. Temos um compromisso e um projeto de universidade em permanente construção que pretendemos continuar desenvolvendo. Olhem para a Universidade como um espaço de trabalho, mas também de construção. Vejam a FURG como espaço de criação de sonhos e utopias. Acima de tudo, sejam felizes”, ressalta.

 

Destaque na Oceanografia

Uma das mais importantes homenagens concedidas pela FURG, o título de professor emérito, foi entregue durante a Assembleia ao professor Manuel Haimovici. O reconhecimento é destinado aos que se destacaram na Universidade às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Haimovici é graduado e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Atua na FURG desde 1976, contribuindo como professor, pesquisador, orientador e colaborador de órgãos de gestão pública de recursos marinhos. Os seus estudos, reverberados em 120 artigos científicos, 60 capítulos e oito livros, tratam da dinâmica populacional, da avaliação de diversos estoques pesqueiros e da pesquisa acerca de cefalópodes (lulas e polvos). Aposentado desde 2013, o professor ainda colabora com a FURG, como voluntário.

Momentos antes de receber a homenagem, Haimovici relembrou a sua aproximação à Biologia e comemorou a evolução da Instituição: cerca de 40 anos após a criação do curso de Oceanologia, pioneiro no País, a FURG mantém quatro programas de pós-graduação, em níveis de mestrado e doutorado, reconhecidos nacional e internacionalmente, no Instituto de Oceanografia. O professor ressaltou também o acolhimento na Universidade e o ambiente propício para o desenvolvimento dos projetos acadêmicos. “Me sinto muito honrado e emocionado por receber essa distinção. Na FURG, nunca senti que tinha um emprego ou um trabalho, mas, sim, a possibilidade de fazer o que eu gostava. Tenho muito a agradecer à FURG”, conta.

Mérito Universitário

Os servidores José Vanderlei Borba, Laureci da Costa, Ronaldo Quintana e Eliana Furlong receberam o diploma de mérito universitário, por suas relevantes contribuições à Instituição. O professor José Vanderlei colaborou com a FURG por mais de 30 anos, de 1979 a 2013, tendo atuado na administração central da Universidade, no Hospital Universitário e como Chefe do então Departamento de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. A técnico-administrativa Laureci da Costa ingressou na Universidade em 1987. Desde então, ao longo de 30 anos, tem atuado em atividades de secretariado em diversos órgãos administrativos e acadêmicos.

Aproximadamente 40 anos de dedicação à FURG destacam-se no currículo do técnico-administrativo Ronaldo Quintana. O servidor ingressou na FURG em 1976. Atuou na Prefeitura do Campus, na Superintendência de Administração de Material e Patrimônio, entre outras unidades acadêmicas e administrativas. Da mesma forma, a dedicação à área de Química e Alimentos motiva a homenagem à professora Eliana Furlong. A servidora contribui desde 1980 na graduação e pós-graduação, tendo sido responsável pela então Superintendência de Pós-Graduação. Em nome dos quatro homenageados por mérito universitário, o professor Vanderlei Borba agradeceu pela homenagem e a oportunidade de contribuir com a FURG. “Ajudamos a criar algo que foi muito maior que as nossas capacidades reunidas. Se fosse possível voltar no tempo, certamente faríamos tudo de novo”, comemora.

Também estiveram presentes na Assembleia o ex-reitor da FURG João Carlos Cousin, o prefeito municipal de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, o diretor do Instituto de Oceanografia, José Muelbert, o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Cardoso Gomes e o subcomandante do 6º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), tenente-coronel Wendell. Como atração cultural, o grupo Camerata Universitária apresentou-se com as músicas “Sete Luas”, “Clareana” e “Mercedita”.

 

Galeria

Apresentação Camerata Universitária.

Apresentação Camerata Universitária.

Assunto: Arquivo