Roda de leitura sobre escritoras negras foi realizada na FURG

Atualizada em 04/10/2016

 

Ao longo de setembro, nos dias 5, 12 e 26, o Centro de Integração Cultural (CIC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), recebeu a atividade “Roda de Leitura: escritoras negras contemporâneas”. Com o objetivo de retomar a ideia tradicional das rodas de contação de histórias, foram realizadas três reuniões para a leitura de contos de autoria feminina afro-brasileira das escritoras Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves.

Os contos selecionados pertencem à série literária Cadernos Negros, publicada anualmente com a organização cooperativa do grupo Quilombhoje Literatura, de São Paulo. As leituras foram seguidas de uma conversa de caráter crítico para discutir os temas tocantes a questões étnico-raciais, de gênero e mesmo de classe social, decorrentes das narrativas em questão.

Estudantes de diferentes cursos da Universidade, da rede de ensino médio do município, coletivos quilombolas e técnicos administrativos da FURG participaram das atividades. O evento foi coordenado por Rodrigo Pereira, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas (Neabi) da FURG. De acordo com a coordenadora do Neabi, Cassiane Paixão, a ação foi desenvolvida para contribuir com uma maior socialização da literatura de autoria feminina afro-brasileira. “A atividade também colaborou para a vivência de diferentes possibilidades de consciência crítica no contexto das expressões artístico-culturais afro-brasileiras”, ressalta.

Rodrigo da Rosa Pereira

 

Galeria

Divulgação

Divulgação

Assunto: Arquivo