FURG e Sebrae/RS celebram convênio para educação empreendedora

Nesta sexta-feira (30) a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) firmou convênio de cooperação técnica e financeira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae). A Instituição está entre as seis universidades e faculdades gaúchas que realizaram parceria com o Sistema para o desenvolvimento da educação empreendedora em cursos de graduação.

A assinatura ocorreu no Gabinete da Reitora, com as presenças de Cleuza Dias, do vice-reitor Danilo Giroldo, do diretor superintendente do Sebrae Derly Fialho, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Fábio Branco, do diretor presidente da Fundação de Apoio à Universidade (Faurg) José Carlos Figurelli, do diretor de Inovação Tecnológica (DIT) Vinicius Oliveira, do assessor de Gestão do Oceantec Artur Gibbon, do coordenador de Empreendedorismo e Incubação Tecnológica Aléssio Almada, da gerente do Sebrae em Rio Grande Rosane Ribeiro e da coordenadora do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae Lubianca Mota.

Conforme o Sebrae, o Projeto de Educação Empreendedora tem previsto um total de recursos na ordem de R$ 285.513,60. Pelo projeto apresentado pela Universidade em concorrência pública, o Sebrae repassará à FURG e à Faurg 70% desse total, ou seja, R$ 199.873,60, segundo a coordenadora Lubianca. O convênio tem objetivo de impactar 3.320 graduandos com ações coordenadas pela universidade, por meio de iniciativas do Sebrae, como o Desafio Universitário Empreendedor e a Disciplina de Empreendedorismo – uma metodologia que pretende ser incorporada no currículo.

Ainda, o convênio prevê a realização de capacitações e oficinas para o desenvolvimento de planos de negócio como atividades de extensão e apoio para a participação em viagens para seminários e eventos temáticos, além de fornecer publicações de educação empreendedora. Participam também do projeto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Faculdade Imed, a Universidade Feevale e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

De acordo com a reitora Cleuza Dias, este novo passo trará avanços positivos, facilitando ações de formação ampliada na FURG. “É uma ação que com certeza vai ser muito relevante, não só para a formação dos nossos estudantes, mas para a comunidade rio-grandina, para o desenvolvimento regional”, afirma. Ainda segundo a reitora, a Universidade desenvolveu-se em um espaço criado pela vontade da comunidade e estabelecer convênios como esse é manter a qualificação das ações importantes para estudantes e comunidade em geral. “Essa ideia de ser empreendedor e buscar outras oportunidades gera qualidade de vida para quem está em formação e também para nossa região”, enfatiza.

“É um sonho antigo, a gente vem discutindo isso há muito tempo”, conta o vice-reitor Danilo Giroldo. Ele afirma que foi detectada a necessidade de ações que iniciassem a cultura do empreendedorismo, principalmente para impulsionar iniciativas que vêm surgindo na FURG. Para o vice-reitor, as estratégias e ações não devem ficar apenas na Instituição, mas atingir os demais setores do município: “a gente realmente precisa trabalhar, avançar e desenvolver a cultura com nossos estudantes, professores, comunidade e também fomentar isso nas escolas”, afirma.

Derly Fialho também afirma que assinar o convênio com a FURG era um sonho. “Uma parceria como essa nos fornece a oportunidade de um futuro mais ampliado”, afirma. Para ele, implantar a cultura empreendedora é uma chance importante para os acadêmicos ao ingressar no mercado de trabalho, uma vez que há cada vez menos espaço para eles. “Eles terão que ter a capacidade de empreender seu conhecimento, seu talento, seu sonho”, completa.

 

Galeria

Assunto: Arquivo