Estudante quilombola da FURG apresenta trabalho em Minas Gerais

Atualizada em 12/02/2016

A acadêmica quilombola do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Elisângela Lopes, representou a Instituição no IV Colóquio Internacional Povos e Comunidades Tradicionais. Na oportunidade, a estudante apresentou o trabalho intitulado “A Cultura do Quilombo Rincão do Couro representada por benzedeiras e o dom do benzer”. O evento ocorreu na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros/MG, de 30 de agosto a 1º de setembro. 

Elisângela é a primeira estudante quilombola que ingressou pelo Processo Seletivo Específico a apresentar trabalho fora do Estado. Para ela, a oportunidade foi enriquecedora. “Levar na bagagem um pedacinho da história do meu Quilombo foi algo muito bom, foi uma troca de experiência e de saberes incrível”, completa. A acadêmica abordou no trabalho as vivências das benzedeiras da Comunidade Remanescente de Quilombola localizada em Piratini/RS. 

De acordo com ela, a temática foi escolhida devido suas experiências como membro da comunidade e filha de benzedeira. “Diversas vezes auxiliei minha mãe durante a prática das benzeduras”, conta. Entre os objetivos do trabalho, Elisângela aponta o desejo pessoal de mostrar uma das características de identidade do Quilombo Rincão de Couro. “É algo que está ameaçado, pois o número de pessoas que realizam a prática das benzeduras esta diminuindo”, afirma. 

 

Galeria

Divulgação

Divulgação

Assunto: Arquivo