Pesquisa da FURG é premiada em congresso internacional de compósitos

Atualizada em 06/09/16

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica Ambiental (PPGQTA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Marcelo da Rosa, recebeu o 2º lugar na categoria Doutorado na 3º Conferência Brasileira de Materiais Compósitos (3rd Brazilian Conference on Composite Materials). O evento internacional de compósitos ocorreu em Gramado/RS, de 28 a 31 de agosto. Marcelo foi premiado pelo trabalho "Extraction of Organosolve Lignin from Rice Husk under Reflux Condition".

De acordo com o estudante, a pesquisa do PPGQTA visa desenvolver metodologias que tornem possível extrair os compostos existentes na casca de arroz e utilizá-los como matéria-prima em diferentes aplicações. Ele aponta que o produto é encontrado em grande quantidade na agroindústria e é queimado. “Isso é um problema, pois gera poluição atmosférica e desperdiça uma possível fonte de compostos químicos”, explica.

Neste trabalho premiado na Conferência, foi extraída da casca de arroz uma substância chamada “Lignina”, o que possibilitou a resolução de problemas relacionados à estrutura química do produto. “Nosso grupo de pesquisa está testando a Lignina na melhora das propriedades de filmes plásticos e também estamos estudando sua aplicação no tratamento de água”, conta. Para Marcelo, a premiação traz reconhecimento a um trabalho específico, mas que deu origem a vários outros já em andamento na Universidade.

De acordo com o professor da EQA, Felipe Kessler, a premiação traz visibilidade para a FURG e para o PPGQTA. “Ela mostra que nossa pesquisa é de alta qualidade, reconhecida por pesquisadores externos à FURG”, avalia. Ao total, três estudantes representaram a FURG no Congresso. Todos integram o Grupo de Pesquisa em Fotoquímica e Química de Materiais, coordenado pelos professores Felipe Kessler e Paulo Henrique Beck.

 

Galeria

Assunto: Arquivo