Projeto Arte e Matemática promove oficina no Mato Grosso do Sul

O projeto de extensão “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo" da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou na terça-feira (30) a oficina “Arte e Matemática: a simetria na ilusão de ótica de Escher". A atividade foi parte do 1º Encontro do Pibid Matemática, que aconteceu no Mato Grosso do Sul.

A oficina teve como objetivo demonstrar, de forma interdisciplinar, a potencialidade de ações integradas como possibilidade para o trabalho docente dos acadêmicos envolvidos. De acordo com o coordenador do projeto, Tiago Figueiredo, foram abordadas questões teóricas relacionando as obras de Maurits Cornelis Escher, artista conhecido por suas representações de padrões geométricos, com os conteúdos matemáticos.

Participaram da atividade alunos dos cursos de Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). “O trabalho articulado entre universidades possibilita a criação de espaços de formação mais amplos, menos limitados aos muros da universidade”, ressalta Figueiredo.

Projeto Arte e Matemática

Criado em 2010 por acadêmicos e professores da graduação e pós-graduação da FURG, o projeto tem o objetivo de propiciar um espaço de reflexão e discussão sobre o uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Arte no contexto escolar. Através da alfabetização visual e de atividades lúdicas de criação e construção de materiais para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos, o projeto incorpora a leitura de imagem, análise visual e sensorial.

Detalhes sobre o projeto estão disponíveis em http://arteematematicafurg.blogspot.com.

 

Galeria

Assunto: Arquivo