Ações do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar instruem população rio-grandina

No sábado (27), aconteceu em Rio Grande e em mais 30 cidades entre México, Bolívia e Brasil, as comemorações do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. No município, as atividades foram realizadas no Praça Rio Grande Shopping Center e Partage Shopping Rio Grande.

Ao longo de 12 horas, mais de 800 pessoas foram capacitadas em manobras de reanimação cardiopulmonar de crianças e adultos, além de treinamento para manuseio do Desfibrilador Automático Externo (DEA).  De acordo com o acadêmico e presidente do programa de extensão “Liga do Trauma” da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Andrey da Silva, o fluxo intenso de pessoas pelas estruturas de treinamento confirmou a importância do tema e acolhimento da ideia por parte da população riograndina.

Além de panfletos informativos com dicas de reconhecimento da parada cardíaca, a população recebeu um manual com passos básicos de salvamento. Para o próximo ano, a expectativa, segundo Silva, é continuar capacitando mais pessoas, “para ter nas ruas cidadãos que possam manejar situações de risco de morte, aumentando assim as chances de vida, num primeiro momento, de todos, sejam estranhos ou familiares, como pais, filhos e irmãos”, conta Silva.

 

Assunto: Arquivo