Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é celebrado em Rio Grande neste sábado, 27

Em 2014, visando propagar o conhecimento e chances de sobrevivência de vítimas de parada cardíaca, foi instituído o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. Em duas edições, em média 13,3 mil pessoas foram capacitadas para o assunto. A 3º edição do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar acontecerá no próximo sábado (27), em mais de 30 cidades de países como México, Bolívia e Brasil, de forma simultânea. Em Rio Grande, o evento acontecerá nos shoppings Praça Rio Grande Shopping Center e Partage Shopping Rio Grande. A atividade tem duração aproximada de 15 minutos e a equipe estará à disposição das 10h às 22h. 

De acordo com o presidente do programa de extensão “Liga do Trauma” da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Andrey da Silva, grande parte das paradas cardíacas acontece fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências. “Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver. As estatísticas mostram que quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas”, explica. 

Para participar do evento, não é necessário realizar inscrições nem ter conhecimento prévio em saúde ou primeiros socorros. A atividade é gratuita, sem fins lucrativos e de mobilização nacional acerca do tema. O evento é realizado pelos estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do Programa de Extensão Liga do Trauma da FURG, coordenado pelo docente Filipe Geannichini, e pelo acadêmico Andrey Barros.

Mais informações podem ser obtidas no evento do Facebook.

 

Galeria

Assunto: Arquivo