FURG é eleita como membro do Conselho Gestor da APA da Lagoa Verde

Com unanimidade dos votos, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participará do Conselho Gestor da APA da Lagoa Verde, com uma das vagas destinadas para órgãos públicos, ao lado da Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A decisão foi tomada durante uma audiência pública organizada pela Secretaria, no sábado (20), na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Deborah Thomé Sayão, no bairro do Bolaxa.

A FURG foi representada pelo secretário de Gestão Ambiental, Cleber Palma, que, durante a cerimônia, apresentou e justificou a importância da participação da Universidade, tendo em vista o histórico de atuação em pesquisas, ensino, e extensão nos ecossistemas costeiros e oceânicos. O secretário elogiou a iniciativa da SMMA e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e salientou que a FURG tem grande interesse em apoiar as iniciativas desta Unidade de Conservação, “pois é uma área fundamental para a manutenção da qualidade ambiental da região”. Nos próximos dias, a Universidade deverá indicar os representantes titular e suplente para que o Conselho Diretor seja efetivamente implantado. 

A Área de Proteção Ambiental da Lagoa Verde é uma unidade de conservação municipal que foi criada em 2005, com área superficial de aproximadamente 510 ha. Abrange o sistema formado pela Lagoa Verde, Arroio Bolaxa, Arroio Senandes e o canal meandrante, que liga a Lagoa Verde com o Saco da Mangueira. Entre os principais objetivos da Área, estão a proteção das paisagens e belezas cênicas, dos recursos hídricos e da biodiversidade vegetal e animal, através da preservação dos sistemas de marismas, banhados, arroios, matas e dunas interiores. Busca também estimular o desenvolvimento sustentável através da uma ocupação humana controlada.

 

Assunto: Arquivo