Medicina Extrema promove aula inaugural aberta sobre Medicina Aeroespacial

Inédita no país, a disciplina de Medicina Extrema, oferecida no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realiza aula inaugural sobre o tema Medicina Espacial, com a professora Thais Russomano (PUCRS), na sexta-feira (12). A aula é aberta ao público em geral, com início às 10h30, no Anfiteatro do Hospital Universitário Dr. Miguel Corrêa Jr. (HU/FURG).

Thaís é coordenadora do Centro de Microgravidade da Faculdade de Engenharia da PUCRS, centro de referência na América Latina no estudo da fisiologia humana espacial, da engenharia biomédica espacial, da medicina de aviação e da telessaúde. Entre os temas a serem abordados estão: funcionamento do organismo no espaço, treinamento para viagens espaciais, pesquisas desenvolvidas no Rio Grande do Sul e possibilidades futuras.

A disciplina de Medicina Extrema é fruto da Liga de Medicina Extrema, também pioneira no Brasil. Conforme o professor responsável pela disciplina, Luciano Zogbi, ela é multidisciplinar e será ofertada como optativa, semestralmente, com carga horária de 45h (3 créditos).

A aula inaugural tem entrada franca e haverá entrega certificado aos participantes, pela Liga de Medicina Extrema.

Palestrante - Thais Russomano possui mais de 20 anos de experiência em pesquisa aeroespacial, incluindo a participação em duas campanhas de voos parabólicos da Agência Espacial Europeia. Tem vasta projeção internacional, proferindo, anualmente, diversas palestras em temas relacionados à ciência aeroespacial e à telessaúde no Brasil e no exterior. 

É membro de comissões científicas internacionais na área espacial, professora titular da Faculdade de Medicina (PUCRS), pesquisadora convidada da Agência Espacial Alemã e professora visitante do Centre of Human and Aerospace Physiological Sciences - Kings College London. É detentora de patentes nacionais e internacionais, membro do Board of Directors e Chief Medical Officer (CMO) do International Space Medicine Consortium (ISMC), International Academy of Aviation and Space Medicine (IAASM) e da International Academy of Astronautics (IAA). Tem vasta experiência profissional com inúmeros livros e artigos publicados e apresentados em eventos científicos.

Realizou trabalhos em câmaras hipo e hiperbáricas, testes em centrífugas humanas, caixas de pressão negativa e positiva e cadeiras rotatórias. Atua como editora e revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Coordena diversos projetos de pesquisa, incluindo estudos financiados por editais Finep, Fapergs, Capes e CNPq.

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (1985), possui mestrado em Aerospace Medicine - Wright State University (1991), PhD em Space Physiology - Kings College London (1998) e estágio pós-doutoral no Centre of Human and Aerospace Physiological Sciences (CHAPS), Kings College London (2006-2007).

 

Galeria

Cartaz do evento

Cartaz do evento

Assunto: Arquivo