Evento integra saberes das áreas de Neurociências e Educação

A interface entre Neurociências e Educação reúne estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais de Educação e da Saúde para refletir sobre a complexidade dos fenômenos educacionais. O “3º Seminário Nacional de Neurociências Aplicadas à Educação: Habilidades Cognitivas e Socioemocionais (Senaed)” é organizado no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul), no campus Carreiros, na quinta e sexta-feira (11 e 12).

Na abertura do evento, a coordenadora do Seminário, Daniela Martí Barros, fez um resgate histórico da proposta de aproximar na FURG as Neurociências à Educação. O desafio iniciou-se em 2010, dando continuidade, de forma progressiva, à intenção de integrar saberes. “No primeiro Seminário, estabelecemos um pontencial de construção. No segundo, em 2014, aproximamos os saberes. Me arrisco a dizer que agora estamos integrando os saberes”, avalia, ao comemorar a expressiva procura pelo evento.

Na oportunidade, o diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Adalto Bianchini, ressaltou a importância das discussões propostas pelo Seminário e da pesquisa na área de Educação, principalmente em face da atual conjuntura política do País. “No momento que o País vive, a pesquisa em Educação é a mais essencial. Está sendo dada a oportunidade de acesso ao que há de mais avançado de conhecimento, para que haja mudanças de vida do cidadão brasileiro”, contextualiza.

A reitora da FURG, Cleuza Dias, também salietou a importância das discussões propiciadas pelo evento para repensar os processos de aprendizagem e as metodologias educacionais e reforçou a postura institucional em defesa da Educação. “Temos uma grande responsabilidade nos diversos espaços de lutarmos e mantermos o investimento que é necessário. Sem a Educação, sem a Saúde, não se promove desenvolvimento local, regional e nacional. Temos o papel de lutar pelos investimentos e de apresentarmos à sociedade a responsabilidade que temos com a Educação e com a Saúde”, explica.

Após a mesa de abertura, que também contou com a presença do vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, e da pró-reitora de Graduação, Denise Martinez, as atividades do evento iniciaram-se com a palestra “As neurociência e a Educação no século 21”, do professor e coordenador do curso de Neuropsicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ramon Cosenza.

Programação

À tarde, a partir das 13h30, estão previstas sessão de pôsteres e duas palestras. “Aspectos socioemocionais na e da docência” e “Emoções” serão os temas discutidos, respectivamente, pelas professoras da FURG, Fernanda de Carvalho, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renata Rossat. As políticas de inclusão no âmbito educacional concentrarão o debate do 3º Senaed na manhã de sexta-feira (12). Serão proferidas as palestras “Transtornos de Aprendizagem e Inclusão na Escola”, de Helena Corso (UFRGS); “Autismo: de que deficiência estamos falandos”, de Gabriela Araújo; e “Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado e Desenho Universal para a Aprendizagem”, de Rita Bersh, seguidas de mesa-redonda mediada pela professora Daniela Martí Barros.

Entre atividades previstas para sexta-feira (12), estarão em pauta as discussão sobre a interface entre Arte e Neurociências, com a palestra da professora da UFRGS, Carmem Gottfried, e dos aspectos socioemocionais e as funções executivas, com  participação da professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rochele da Fonseca. O Seminário de Neurociências Aplicadas à Educação é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Animal Comparada, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Instituto de Educação (IE). A programação e demais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.seminario.neurocienciaeduca.furg.br.

 

Galeria

Mesa de Abertura.

Mesa de Abertura.

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