Semana de Aleitamento Materno trata da sustentabilidade com profissionais e estudantes da saúde

No período de 1° a 3 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) discutiu a amamentação em prol da sustentabilidade. O espaço foi aberto para estudantes e profissionais da saúde e organizado pela Comissão Hospital Amigo da Criança. Em torno de 60 participantes presenciaram as palestras no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr (HU). O evento teve como apoio a Gerencia de Ensino e Pesquisa/Serviço de Educação Permanente.

Com a temática “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável”, a SMAM contou com a presença de nutricionistas e pediatras de Pelotas e Rio Grande, que debateram assuntos como leite humano em uma UTI Neo-Natal a sustentabilidade; além da importância da alimentação complementar durante e após a gestação. A atividade contou, ainda, com a presença de uma doula que abordou o vínculo do trabalho com a sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite e nutricionista do Hospital Amigo da Criança, Grace Santos, a amamentação é uma das maneiras da erradicação da pobreza, poluição, obesidade e morbimortalidade – que ocorre na fase adulta, devido alimentação indevida na primeira infância. “Com o tempo as mulheres começaram a comprar fórmulas infantis e deixaram de alimentar seus bebês, então nós estamos resgatando essa parte do aleitamento materno”, afirma.

 

Galeria

Assunto: Arquivo