FURG é representada no Simpósio da Rede Nacional de Educação e Ciências

Servidores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram do Simpósio da Rede Nacional de Educação e Ciências (RNEC), junto a 32 grupos de mais de 15 universidades do país. O evento foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), de 29 de junho a 02 de julho, para discutir as atividades realizadas na rede com o objetivo de ensinar ciência fazendo ciência.

A FURG foi representada pelos três grupos que fazem parte da rede: Tecnomat - Tecnologias no Ensinar e no Aprender Matemática; Experimente, surpreenda-se e aprenda; e Curso de Férias em Radiações Solares. 

Os três grupos promovem, durante o ano, diferentes cursos e oficinas para estudantes e professores da rede pública de ensino, além de atividades para os estudantes dos cursos de Licenciatura da FURG. A intenção das atividades, além de aproximar esses estudantes da Universidade, estimulando-os a ingressarem em um curso superior, é também de desmistificar a ciência, trazendo-a para o mais próximo da realidade escolar.

Participaram do encontro, representando a FURG, os professores Daniel Silveira e Tanise Novello, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF); Paula Ribeiro do Instituto de Educação (IE); Ana Paula Votto do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); o técnico em educação, Marcio Oliveira (ICB), além da professora Fabiane Branco da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Rio Grande, que atua no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim/FURG).

O evento foi organizado pela diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, professora Andréa Macedo e pelo professor Ronaldo Nagem, da mesma instituição.

A RNEC teve início com o professor Leopoldo de Meis, que há mais de 30 anos promoveu atividades de iniciação científica para professores e estudantes de baixa renda em seu laboratório na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A rede envolve 37 grupos, vinculados a 23 instituições de ensino e pesquisa distribuídas em 15 estados da Federação. Mais informações sobre a Rede de Novos Talentos podem ser acessadas no endereço eletrônico http://www.educacaoeciencia.net.br

 

Galeria

Assunto: Arquivo