Reitora e diretor de Museus recebem honraria da Marinha

Rosane B. Leite

imprensa@furg.br

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Dias, e o diretor do Complexo de Museus da área oceanográfica e náutica, Lauro Barcellos, receberam na manhã desta sexta-feira, 10, homenagem da Marinha do Brasil, passando a integrar a Ordem do Mérito Naval, a maior honraria da Armada. A imposição das condecorações foi no Comando do 5º Distrito Naval, durante a solenidade em comemoração aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo.

Após a imposição de flores no túmulo do Patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, a solenidade contou com a Banda dos Fuzileiros Navais e várias autoridades, entre elas o comandante do 5º DN, vice-almirante Victor Cardoso Gomes e o comandante do 5º Comando Aéreo Regional, major brigadeiro-do-ar Jeferson Domingues de Freitas, que passou em revista a Companhia de Honra. 

Entre os agraciados, a reitora se disse honrada em receber a homenagem, lembrando os projetos e programas realizados em conjunto entre FURG e Marinha, cujo trabalho na defesa da Nação, desenvolvimento social e de ciência e tecnologia foi ressaltado também. “Sabemos que não é a Cleuza que merece este prêmio, mas a nossa Universidade, é um reconhecimento deste trabalho de parceria”, disse a reitora. Cleuza Dias recebeu a Ordem do Mérito Naval no grau de Comendador, juntamente com o reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Marcelo Fernandes de Aquino, o cônsul honorário da Noruega em Rio Grande Antony Rover Baptista, o general-de-brigada  Antônio Carlos Barboteo Pinto e o comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, general-de-brigada Edson Henriques Ramires.

O diretor dos Museus, Lauro Barcellos, que já tinha a comenda anterior, recebeu a Ordem do Mérito no grau de Grande Oficial, juntamente com o general-de-divisão José Carlos Cardoso.

Foram agraciados ainda, no grau de Oficial: coronel José Gerino Bezerra Cordeiro e Paulo Renato Möller Paradeda. No grau de Cavaleiro: capitão-de-mar-e-guerra José Vicente de Alvarenga Filho, capitão-de-mar-e-guerra Luís Filipe Rabello Freire, capitão-de-mar-e-guerra Luciano Peres de Novais, capitão-de-fragata Olavo Borchert Pischke, servidor civil da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, Aníbio Pacheco, procurador da Justiça Militar  Dimorvan Gonçalves Leite, servidora civil do Comando do 5º Distrito Naval Isabel Cristina da Costa Benites, senhor Dimicley Roberto Dias Gallo, suboficial de Comunicações Navais Jose Eliseu Batista, suboficial de Direção de Tiro Roberto Rodrigues Carvalho e suboficial fuzileiro naval Fábio Gonçalves Machado.

 

Galeria

Assunto: Arquivo