Nota sobre a assistência estudantil da FURG

A permanência e o desenvolvimento do estudante são temas prioritários e amplamente debatidos na FURG. A Universidade investiu mais de 14 milhões de reais em ações de Assistência Estudantil em 2015 e projeta para 2016 mais de 15 milhões, para atender moradia estudantil em 10 Casas de Estudantes, auxílio moradia, subsídio parcial ou integral para alimentação, auxílio permanência, bolsas de monitoria, ensino, pesquisa, extensão e cultura, auxílio transporte, auxílio pré-escola, apoio a eventos, acompanhamento pedagógico e social, dentre outras demandas. A Reitoria também investiu na infraestrutura física da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE e ampliou o quadro de servidores Técnicos Administrativos em Educação para melhor atendimento dos estudantes, realizando concursos públicos para Psicólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Tradutor Interpretes em Linguagem de Sinais, Técnicos em Assuntos Educacionais e Assistentes em Administração para todos os Campi da FURG.

Ainda que o orçamento global da Universidade, incluindo o PNAES - Plano Nacional de Assistência Estudantil, esteja contingenciado em 20% para custeio e 60% para capital, a Reitoria tem feito todo o esforço para garantir os mesmos níveis de investimento na Assistência Estudantil, mesmo em uma conjuntura nacional de grande dificuldade.

Esses recursos estão disponíveis aos estudantes em editais públicos, amplamente divulgados, com critérios claros, prazo para interposição de recursos e absoluta transparência na divulgação dos resultados e justificativas para indeferimentos. A discussão sobre estes investimentos é ainda oportunizada à comunidade universitária tanto nos Conselhos Superiores como em Fóruns de Assistência Estudantil. A FURG dispõe ainda de um Comitê de Assuntos Estudantis (CAES), que se constitui como espaço democrático previsto no Regimento Interno da Reitoria e regulamentado pelo COEPEA, com representantes discentes em proporção paritária e com a competência de assessorar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis na definição da política estudantil, em consonância com o PNAES e com a política e a filosofia da FURG.

A Reitoria da FURG recebeu em 24/05/2016 o documento anexo com um conjunto de tópicos, sendo que muitos deles já vem sendo discutidos e atendidos no contexto da Assistência Estudantil. A resposta ao documento, também em anexo, foi entregue no dia 31/05/2016 ao DCE e aos representantes dos estudantes que encaminharam o documento, em reunião realizada na Reitoria com a presença do Vice-Reitor e do Pró-reitor de Assuntos Estudantis. Durante a reunião o documento foi discutido ponto a ponto e foi proposto um Fórum de Assistência Estudantil para aprofundar o debate no próximo dia 13/06/2016, inclusive com a disponibilização prévia dos dados.

Após a reunião e em consequência do ato em defesa da assistência estudantil e da educação pública na FURG, um conjunto de estudantes decidiu pela ocupação do prédio das pró-reitorias, rompendo o processo de discussão em curso. Essa ação desconsiderou o esforço da universidade em promover uma Assistência Estudantil qualificada e, principalmente, o debate nacional sobre a conjuntura política e econômica.

Nesse sentido, pela forma sempre democrática e acolhedora com que conduzimos as ações na gestão da FURG, entendemos que um processo de ocupação descontextualizado da conjuntura nacional não contribui para a melhoria contínua da Assistência Estudantil.

Arquivos

Documento Comissão pela Assistência Estudantil

Resposta à Comissão pela Assistência Estudantil

 

Assunto: Arquivo