Workshop aborda propriedade intelectual em ambientes de inovação

Tammie Faria Sandri

tammiefaria@furg.br

A comunidade acadêmica e empresarial participa nesta quinta-feira (19) do 1º Workshop sobre Propriedade Intelectual em Ambientes de Inovação, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul), no campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O evento envolve 180 inscritos, em atividades voltadas à qualificação do ambiente de inovação, na relação Universidade-Parque Tecnológico-Empresa. Com ênfase na propriedade intelectual, o workshop é parte das metas do convênio da FURG com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para instalação do empreendimento âncora no Parque Tecnológico Oceantec. A organização é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com o apoio da Diretoria de Inovação Tecnológica e Coordenação de Propriedade Intelectual da FURG.

Para o diretor de Inovação Tecnológica da FURG, Vinícius de Oliveira, é importante desenvolver o assunto na cultura da Universidade. Destacando as palestras do evento, o diretor observa as contribuições proporcionadas pela troca de experiências com profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), além do papel dos debates integrados entre as incubadoras da região, com a apresentação dos casos da Innovatio, da FURG, do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), da Universidade Católica da Pelotas (UCPel), e da Conectar, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel ).

O vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, acredita que discutir o tema na atual conjuntura econômico-social do país possa fortalecer a auto-organização de incubadoras, parques tecnológicos, grupos de economia solidária e diferentes arranjos produtivos, trabalhando os aspectos positivos do potencial aqui instalado. “Ainda somos um país desigual e a inovação tecnológica possui esse potencial de trabalhar para que o território seja competitivo na região e tenhamos cada vez mais qualidade de vida”, destaca. Como exemplo, afirma que o Brasil seguirá com grande demanda para a área de petróleo e gás, no desenvolvimento do processo de extração, o que reforça a necessidade de demonstrar que a região produz tecnologia.

Giroldo e Oliveira participaram, durante a manhã, da mesa da abertura do workshop, junto ao coordenador de Propriedade Intelectual, Anderson Lobato; o coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas, Alessio Almada; e o assessor de Gestão do Parque Tecnológico Oceantec, Artur Gibbon. A palestra inicial abordou o tema “Proteção Intelectual com Perspectivas de Transferência de Tecnologia”, tendo como ministrante o ex-coordenador da área na UFRGS, Adalberto Felipe Machado Cheiran.

Programação – O workshop seguiu com a palestra "Mapeando Competências - Programa da FURG de interação Universidade-Empresa", da diretora de pesquisa da Instituição, Ana Baisch. À tarde, a representante do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUCRS, Pascale da Veiga, aborda a "Transferência de Tecnologia na perspectiva de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas". A programação termina com a mesa redonda "Ambiente de Inovação na região Sul do Estado: o caso das Incubadoras de Empresas Innovatio, Ciemsul e Conectar", com o diretor de Inovação Tecnológica da FURG, Vinícius de Oliveira, e os coordenadores do Ciemsul/UCPel, Samuel Ongaratto, e da Conectar/UFPel, Adalice Kosby.

 

Galeria

Vice-reitor participou da abertura do evento. Créditos: Altemir Vianna, ACS/FURG

Vice-reitor participou da abertura do evento. Créditos: Altemir Vianna, ACS/FURG

Assunto: Arquivo