Professor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas palestra na FURG nesta quinta-feira, 19

O professor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Arthur Moraes, apresentará, nesta quinta-feira (19), a palestra intitulada "Na trilha das descobertas do LHC: avanços tecnológicos que aceleram mais que as partículas". Pesquisador adjunto do CBPF e especialista em Física Experimental de Altas Energias, Moraes trabalha diretamente com o experimento CMS do Grande Colisor de Hádrons (“Large Hadron Collider” - LHC), tendo participado da descoberta experimental do Bóson de Higgs.

A palestra é aberta à comunidade e iniciará às 8h30, na sala 1204, no Pavilhão 1. Na oportunidade, Moraes falará sobre como os avanços tecnológicos que foram desenvolvidos para viabilizar os experimentos do LHC são e podem ser aplicados em outras áreas.

O Grande Colisor de Hádrons é o maior e mais complexo experimento científico já construído para a exploração dos mistérios do mundo subatômico, com a participação de dez mil cientistas de mais de cem países trabalhando na construção e operação do projeto. O experimento levou quase duas décadas e mais de dez bilhões de dólares para iniciar suas primeiras colisões de prótons.

Na oportunidade serão apresentados alguns destes avanços tecnológicos que, tendo sido desenvolvidos para viabilizar o programa experimental do LHC, hoje estão transformando outras áreas. Dentre os exemplos que serão discutidos está incluído o caso da computação com o sistema GRID, da medicina com novas formas de tratamento de câncer e técnicas diagnósticas, da transmissão de energia, do transporte, da indústria de alimentos e várias outras áreas que se beneficiam dos avanços tecnológicos gerados ou impulsionados a partir do LHC.

 

Assunto: Arquivo