Gese promove atividades em combate a homofobia

Em 17 de maio comemora-se o Dia Internacional de Combate a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. Em alusão à data, o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoverá, durante todo maio, atividades temáticas. A data é comemorada devido à exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A programação é voltada para profissionais da educação, graduandos, pós-graduandos, profissionais da saúde entre outros. “Buscamos a promoção, o respeito e a valorização da diversidade sexual e de gênero, e, assim, colaborando com o enfrentamento à violência sexista e homofóbica nas escolas”, explica a coordenadora do Gese, Paula Ribeiro.

As inscrições vão até 16 de maio e podem ser feitas pelo e-mail sexualidadeescola@furg.br. As atividades envolvem encontros presenciais e à distância, com ações práticas e teóricas. Os encontros serão na Escola Viva, no total de 20 horas e acontecerão das 18h às 20h.

Mais informações estão disponíveis no site www.sexualidadeescola.furg.br e podem ser obtidas pelo e-mail sexualidadeescola@furg.br.

Programação

Em 17 de maio, a programação inicia com o videocurso “Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos”, que tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais da educação. A atividade apresenta videoaulas que tratam das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nas escolas e nos diversos espaços educativos. Dessa forma, propõe-se, segundo a coordenadora do Gese, fomentar discussões que visem a promoção, o respeito e a valorização da diversidade de gênero e sexual, colaborando para o enfrentamento da violência sexista e homofóbica.

Para a realização do videocurso, neste ano, foram estabelecidas parcerias com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Uruguaiana, a Universidade Federal Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade (GPECS) e com a Coordenadoria Municipal da Mulher de Bagé/Prefeitura Municipal de Bagé - CCM.

Em 23 de maio começará o curso "Compartilhando histórias e aprendizagens sobre gêneros e sexualidades na escola". A iniciativa tem como objetivos discutir sobre as temáticas de gêneros e sexualidades no espaço da escola; apresentar os livros produzidos pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG) “Sexualidade Papo de Criança na Escola? Sim!!!”, “Histórias de Maria – Escola”; problematizar as potencialidades pedagógicas desses artefatos culturais para promoção de uma educação para a sexualidade. Todos os inscritos para o curso receberão os livros e os materiais didáticos produzidos pelo Gese.

A IV Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero será em 30 de maio e busca incentivar e premiar produções – desenho, poesia, slogan – de estudantes da Educação Básica e da Universidade. As temáticas envolvem combate à violência contra mulheres e homens; enfrentamento à homofobia; promoção da equidade de gênero; promoção da cidadania LGBT; igualdade de direitos entre homens e mulheres; discriminação e prevenção ao HIV/Aids e drogas.

 

Assunto: Arquivo