PPG em Letras tem primeira defesa de Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Letras terá a primeira defesa pública de Doutorado em História da Literatura, dia 10 de maio, às 9h, no mini-auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA). O aluno Rodrigo da Rosa Pereira defenderá a tese “Perspectivas femininas afro-brasileiras em Cadernos Negros (contos): Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves”.

A tese analisa a produção narrativa dessas escritoras negras, representativas da cena literária afro-brasileira contemporânea e aborda os contos das autoras presentes na publicação Cadernos Negros, de São Paulo, lançados anualmente desde 1978. Os Cadernos Negros, hoje no número 38, são editados pelo Quilombhoje, grupo de escritores reunidos para discutir e pesquisar a experiência literária afro-brasileira.

Rodrigo da Rosa Pereira é servidor técnico-administrativo da FURG, onde atua como tradutor junto à editora da Universidade. O discente, graduado e mestre em Letras também pela FURG, entrou no doutorado em 2012, na primeira seleção, realizada após a aprovação do curso pela Capes. A orientação do trabalho é da profa. dra. Rubelise da Cunha e a banca será composta ainda pelos professores doutores José Luís Giovanoni Fornos (FURG), Denise Almeida Silva (URI/Frederico Westphalen) e Eloína Prati dos Santos (UFRGS).

 

Assunto: Arquivo