15ª MPU convida para espetáculo Yabhás nesta terça-feira, 26

A 15ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) convida para o espetáculo Yabhás, Rainhas, Mães... Guerreiras!, com a Cia. Gênesis Dança/Teatro e Grupo Kiriann Teatro de Dança. A apresentação está marcada para as 20h30, deterça-feira (26), no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul), campus Carreiros, com entrada gratuita.

O espetáculo estreou em dezembro do ano passado para comemorar os 10 anos do Grupo Kiriann. O diretor geral do espetáculo, Alex Almeida, conta que o título Yabhás significa a energia do orixá feminino, e que a temática reflete a busca pelas origens africanas, envolvendo rainhas, mães, guerreiras africanas e a grande Mãe Terra. “São 13 coreografias, divididas em dois atos, o primeiro sobre sortilégios e o misticismo presentes nas cartas de baralho e o segundo, sobre os orixás femininos”, explica.

A Cia. Gênesis Dança/Teatro e o Grupo Kiriann Teatro de Dança fazem parte do projetoIncubadora Cultura Viva da FURG, pioneiro em todo país, em parceria com o Ministério da Cultura. A incubadora possibilita, entre outros benefícios, espaço para ensaios, sede e suporte financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos. Oriundos de projetos sociais, os dois grupos trabalham com dança-teatro e são incubados pela FURG desde novembro de 2013. As atividades são destinadas a pessoas de baixa renda, que não teriam acesso a essa oportunidade e não possuem formação prévia em dança.

Cerca de 30 pessoas estão envolvidas na produção do espetáculo, entre artistas e técnicos. Segundo Alex, participar das comemorações dos 15 anos da MPU é uma forma de destacar o trabalho artístico que também faz parte da programação da mostra. O espetáculo é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/FURG) e Diretoria de Arte e Cultura (DAC/FURG), como a segunda atividade da programação cultural da MPU 2016, antecedendo o período de inscrições previsto para iniciar em maio.

 

Assunto: Arquivo