Professor do Iceac é premiado por artigo sobre criminalidade

O professor do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (Iceac/FURG), Cristiano Oliveira, e a policial da Brigada Militar, Daiane Arend Arcaro, receberam a primeira colocação no Prêmio de Melhores Artigos do Congresso da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) de 2015.

O artigo premiado Efeitos de Dissuasão do Mercado de Trabalho sobre o Crime na Região Metropolitana de Porto Alegre foi apresentado em Vitória-ES, em novembro de 2015, e é oriundo da dissertação de mestrado defendida por Daiane, no mesmo ano, pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (PPGOM/UFpel), sob orientação do professor. Cristiano, que é pesquisador na área de Economia do Crime, também é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGE/FURG).

O artigo estuda como os efeitos de mudanças na economia, representadas pelo desemprego e renda, afetam a criminalidade, representada por furtos e roubos, na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA). De acordo com o professor, o trabalho traz para a discussão da segurança pública a importância das condições econômicas na explicação da criminalidade. “Com dados mensais desde 2003 até 2014, o artigo mostra que variações na renda impactam os roubos e variações na taxa de desemprego alteram os furtos”, explica.

Entre os resultados do estudo, o professor detalha que “a redução de 1% na taxa de desemprego, por exemplo, de 10% para 9%, é capaz de reduzir 41 furtos mensais, enquanto o aumento de 10% na renda média eleva em 66 roubos mensais na região, uma vez que uma maior renda implica em maiores benefícios para criminosos”.

Para o professor, o prêmio valoriza este tipo de abordagem ainda incipiente e pouco considerada na formulação de políticas públicas no Brasil, além de colocar os centros de pós-graduação em economia da região sul (PPGE/FURG e PPGOM/UFPel) no mapa das pesquisas relacionadas à Análise Econômica do Direito e Economia do Crime.

Premiados:

1º lugar: Daiane Arend Arcaro e Cristiano Oliveira - Efeitos de Dissuasão do Mercado de Trabalho sobre o Crime na Região Metropolitana de Porto Alegre. Prêmio: R$ 5.000,00

2º lugar: Seiji Fetter - Critérios econômico-empíricos auxiliando a aplicação da lei antitruste: detectando cartéis por marcadores de colusão no varejo de combustíveis. Prêmio: R$ 2.000,00

 

Assunto: Arquivo