Professor da USP realiza palestra na FURG sobre Oncologia e a relação das pesquisas básica e clínica

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu, na quinta-feira (31), a presença do professor da Universidade de São Paulo (USP), Roger Chammas, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em Oncologia. Na ocasião, o professor proferiu uma palestra com a temática “Adaptação de células a condições de estresse: alvos emergentes para terapia combinada em tumores”, que reuniu dezenas de docentes, estudantes de graduação, pós-graduação das áreas de Ciências Fisiológicas e da Saúde. 

A palestra trouxe à tona assuntos referentes à pesquisa clínica sobre a temática e sua interface com a básica. Atualmente, a FURG realiza estudos com foco na pesquisa básica, que representa uma das etapas iniciais do processo de implementação de conhecimento sobre o câncer e suas terapias. Segundo as professoras e organizadoras da palestra, Gilma Trindade e Ana Paula Votto, a pesquisa clínica é o final do processo, quando o estudo chega à prática e pode ser aplicado no paciente. “Essa conversa entre as duas etapas das pesquisas é fundamental para que se conheça melhor o contexto e ambos os estudos possam se aprimorar”, explica Ana Paula Votto.

Com a realização da palestra, de acordo com Ana Paula, foi possível também divulgar as pesquisas básicas desenvolvidas pela FURG e aproximar a relação com a clínica. “O professor Chammas é um dos nomes de destaque nessa temática. Então, sua presença na Universidade nos motiva ainda mais a continuar desenvolvendo nosso trabalho e manter nossos estudos sempre atualizados”, ressalta. Chammas é membro do Conselho Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), onde coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia. Durante a palestra, o pesquisador abordou assuntos que envolvem a progressão tumoral, marcadores de progressão carboidrato-dependentes e caracterização de microambientes tumorais, como alvo para terapia combinada e diagnóstico molecular por imagem em cânceres. 

O evento foi iniciativa do curso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada da FURG, a partir das professoras Gilma Trindade e Ana Paula Votto, ligadas ao Laboratório de Cultura Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e da doutoranda Renata Vasconcelos. Na data, Chammas esteve presente na Universidade, durante a manhã, para compor a banca de defesa da dissertação de doutorado de Renata, a qual foi convidada para atuar como pós-doc em seu laboratório, após finalização do processo de doutoramento. 

 

Galeria

Assunto: Arquivo