Inicia 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul

Tammie faria Sandri

imprensa@furg.br

Mais de duzentos professores e estudantes de Matemática da região sul do país estão reunidos na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para três dias de reflexões sobre a formação do profissional da área, em especial, do professor atuante na educação básica. O 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul iniciou nesta sexta-feira (1), com atividades voltadas a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais ligados à Matemática. A programação inclui palestras, minicursos, oficinas e comunicações, além de lançamento do “Livro do Professor de Matemática na Educação Básica, Volume I – Números Naturais”, de Cydara Ripoll, Letícia Rangel e Victor Giraldo.

O evento funciona como um grande fórum de discussão, organizado pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat), em parceria com a coordenação nacional do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e, nesta edição, o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG. Como apoiador do evento, a Fundação Lemann oferece ajuda de custo aos participantes inscritos para apresentação de trabalhos.

Para a presidente da ANPMat, professora Raquel Bodart, a formação continuada dos professores deve ser priorizada. “Apesar do desenvolvimento de tecnologias e novas ferramentas, nada pode substituir a presença do professor em sala de aula”, afirma. A diretora da SBM, Marcela de Souza, destaca a realização do simpósio em nível nacional e em todas as regiões do país, como iniciativa importante para o debate de temas atuais, propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino.

Além da participação das representantes das duas entidades nacionais, a abertura do evento, durante a manhã, contou com a presença da reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias; da Pró-Reitora de Graduação, Denise Maria Varella Martinez; do diretor do Imef, Paul Gerahrd Kinas; e da coordenadora do evento, Ana Luiza de Freitas Kessler.

A maioria das atividades são realizadas no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul).  À noite, a programação inclui momento cultural com apresentação do grupo Choro Nosso, de Rio Grande. O início está previsto para as 18h, no Cidec-Sul.

 

Palestras e mesa redonda

Sábado, 2

15h - Palestra 1 – Área, perímetro e perímetro fractal de formas geométricas planas, Jaime Ripoll (UFRGS)

18h - Palestra 2 – OBMEP, magia e imaginação, Pedro Malagutti (UFSCar)

Domingo, 3

8h30 - Palestra 3 – A OBMEP como meio de promoção do gosto pela Matemática, Maria Botelho (SEE-MG) e Mauren Porciuncula Moreira da Silva (FURG)

10h - Mesa Redonda – Tecnologias no Ensino de Matemática, Humberto Bortolossi (UFF), Victor Giraldo (UFRJ) e Maria Alice Gravina (UFRGS)

 

Galeria

Abertura ocorreu durante a manhã

Abertura ocorreu durante a manhã

Assunto: Arquivo