"Dia Z" mobiliza servidores

Tammie Faria Sandri

imprensa@furg.br

Servidores de diferentes setores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram na manhã desta quinta-feira (31), da palestra “O controle do mosquito Aedes aegypti”, proferida pela coordenadora do Programa de Prevenção da Dengue, da Secretaria de Município da Saúde, Elisabeth Estima. A atividade integra as ações da instituição na mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypt, responsável pela transmissão da Dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika. 

Os participantes puderam tirar dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as doenças, o vírus Zika, formas de transmissão, sintomas e tratamento, com especial atenção à prevenção e combate aos focos do mosquito. Para a palestrante, é importante que a comunidade tome consciência do seu papel para que o ciclo de reprodução do mosquito seja quebrado. Elizabeth explica que o ciclo de reprodução dura em média nove dias e, se os cuidados de prevenção forem realizados uma vez por semana, é possível reduzir a população do mosquito. “A mudança de hábito ainda é o ideal. Repassar informação para ser multiplicada entre a comunidade é o que a gente quer, com enfoque na conscientização e mudança de comportamento”, destaca.

O objetivo é que os servidores, a partir da palestra, sejam multiplicadores de informações nas suas unidades de atuação, disseminando ações de conscientização, prevenção e combate ao mosquito. Além da palestra, estão previstas, para esta quinta-feira, ações de panfletagem no Centro de Convivência (CC) e Casas dos Estudantes, através da Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

A mobilização voltada ao combate ao mosquito nos prédios públicos federais é articulada pela casa Civil e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

 

Galeria

Participantes puderam observar Aedes aegypti

Participantes puderam observar Aedes aegypti

Assunto: Arquivo