Aulas Inaugurais marcam Acolhida Cidadã aos novos estudantes

Nesta quarta-feira (23), foi encerrado o evento denominado Aula Inaugural, que teve quatro edições, marcando o início do ano letivo 2016 nos campi da Universidade Federal do Rio Grande – Carreiros (Rio Grande), Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. A Aula Inaugural foi apresentada pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias, sob o tema “FURG – História, Desenvolvimento e Perspectivas”, seguida de uma apresentação cultural, em geral feita pelos próprios acadêmicos da Universidade. A realização faz parte da programação da Acolhida Cidadã da FURG.

Os campi Carreiros (sede) e Santo Antonio da Patrulha (FURG-SAP) receberam o evento nos dias 10 e 14 de março, respectivamente. A reitora Cleuza Maria Sobral Dias apresentou aos novos acadêmicos o início da FURG, os primeiros cursos, a federalização, os documentos legais que regem as atividades universitárias. Também mostrou a estrutura acadêmica e administrativa e alguns projetos e programas.

Após a Aula Inaugural houve apresentação artística. No Cidec-Sul, a banda rio-grandina Goiaba de Casa, formada por acadêmicos da FURG, apresentou um mix de MPB, canções autorais e releituras latino-americanas que encantou o público, com muita percussão e sensibilidade artística. O mesmo também foi destaque na apresentação de três acadêmicos do campus FURG-SAP – Matheus Lira, Juliana e Ronan – que utilizaram repertório de MPB para cativar seus colegas.

São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar

Os dois municípios da Zona Sul do Estado receberam a Aula Inaugural dias 22 (SLS) e 23 (SVP). Além de mostrar como foi o começo da história da FURG, oriunda da união de cursos isolados, a primeira reitora da FURG explicou os atuais números de servidores e acadêmicos e o crescimento experimentado nos últimos anos, além de projetos e cursos, inclusive aqueles recém criados nos campi fora de sede. Também ressaltou a participação da FURG nos projetos da comunidade rio-grandina.

Para a reitora Cleuza Dias, é extremamente importante que os novos e os veteranos acadêmicos possam trocar experiências e interagir com a administração, as direções dos campi e dos institutos aos quais os cursos estão ligados, pois estas ações fazem com que se sintam pertencentes à Instituição. Ela ressaltou, em todos os eventos, as presenças dos pró-reitores e equipes, e de representantes do Diretório Central de Estudantes – DCE, também trabalhando para integrar os novos universitários.

Em Santa Vitória do Palmar, a apresentação artística foi de JEF e Banda, artistas ligados ao Ponto de Cultura Jerivarte, ligado ao Pontão de Cultura Geribanda. O público participou ativamente do show ao ar livre.

Já em São Lourenço, mais que uma apresentação, foi realizado o 1º Sarau de Arte Livre do campus, organizado pelos próprios alunos. Inicialmente, foram apresentadas danças tradicionalistas gaúchas, seguidas de mostra de balé clássico. Depois, poesia de autoria de três estudantes e encerramento com muita música, com ênfase também na criação dos artistas-acadêmicos.

A Acolhida Cidadã tem extensa programação que busca integrar e envolver os novos alunos aos múltiplos contextos universitários. Por isto, no início de cada ano letivo, além da Aula Inaugural, é oferecida uma gama de atividades culturais, artísticas, esportivas e acadêmicas cujo objetivo é valorizar os talentos que passam pela FURG durante o período de estudos e acentuar a integração entre novos e veteranos estudantes.

Leia mais: Atividades da Acolhida Cidadã da FURG foram apresentadas na segunda-feira (29)

 

Assunto: Arquivo