Seminário aborda mulheres do campo e da cidade em São Lourenço do Sul

Mulheres das mais diferentes origens reunidas com um único objetivo: discutir sobre feminismo, preconceito, seu espaço na sociedade e todos os assuntos que circundam essa temática. Esta é a proposta do 2º Seminário da Mulher do Campo e da Cidade de São Lourenço do Sul (SLS), que será realizado 23 de março, no Galpão Crioulo. A atividade, que é promovida pelo campus SLS da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e pela Prefeitura Municipal, é voltada para o público feminino e para todos os interessados pelos temas. 

O evento apresenta uma programação diversificada, com painéis, que abordarão assuntos como preconceito, racismo e violência. Paralelamente, será realizada uma mostra fotográfica, haverá brechó, artesanato, uma feira de economia solidária, estandes com materiais informativos e de cuidados com o corpo, além de uma exposição de banners. Interessados podem participar da apresentação de banners, que não contém formato definido. Segundo a pedagoga da Prae no campus e integrante da equipe organizadora do Simpósio, Ana Paula Grellert, o formato é livre e pode ser confeccionado de acordo com a preferência do participante, para assim expressar artisticamente a ideia.

Na parte da tarde integram a programação oficinas sobre empoderamento e intensificação dos serviços locais. De acordo com Ana, o Simpósio busca articular uma rede de pessoas que se desafiem a pensar essas questões que envolvem a mulher e o gênero feminino. “O Seminário é um espaço para que elas se encontrem e conheçam seus direitos. Queremos que elas não se silenciem, como historicamente sabemos que acontece. Elas devem ter voz, conhecer seus direitos e saber que não estão sozinhas”, ressalta.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento pelo site sinsc.furg.br. A programação completa está disponível aqui. O seminário é organizado pela professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FURG, Graziela da Rosa, e tem parceria do Projeto de Extensão da Universidade, vinculado ao curso de Educação no Campo, Vozes do Campo, do veículo de comunicação local, Vozes do Sul, e da Imobiliária Toni Neutzling.

Arquivos

Programação

 

Assunto: Arquivo