FURG debate sobre família, escola e religião

A programação do segundo dia de atividades do FURG Debate: "famílias, gêneros, diversidades e laicidade do Estado" iniciou-se com a mesa "Família, escola, religião: possibilidades de se (re)pensar sobre a ideologia de gênero", na manhã de terça-feira (1º), no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul). As professoras do Grupo de Pesquisa e Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Joanalira Magalhães e Suzana Barros, e o secretário municipal de Educação de Rio Grande, André Lemes, discutiram sobre sexting no ambiente escolar, as representações e construções de gênero e a resistência das câmaras legislativas em referendar a inserção das temáticas gêneros e sexualidades nos Planos Municipal e Estadual de Educação.Ao abrir as atividades da manhã, a reitora da FURG, Cleuza Dias, ressaltou a importância do debate para as discussões pedagógicas na escola e para a mobilização política de valorização desses temas no âmbito do Poder Legislativo. "É um momento importante, não só para que fortaleçamos os encaminhamos para o Congresso Nacional, mas para que possamos repensar a nossa ação, os nossos currículos", avalia. Ao longo do evento, há coleta de assinaturas para o envio de moção de repúdio contrária à aprovação de projetos lei (PL 6583/2013, sobre o Estatuto da Família; e PL 5069/2013, acerca da violência contra as mulheres), por atentarem contra os Direitos Humanos e a laicidade do Estado.As atividades do FURG Debate continuam à tarde, com a premiação da 3ª Mostra de Diversidade Sexual e de Gênero; exposição de pôsteres; mesa redonda "Diversidade Sexual: histórias, construções e experiências; e a palestra "Políticas Públicas, laicidade e Aids", da professora da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Sandra Villalobos. O FURG Debate é transmitido ao vivo pela Web, pelo Canal do Youtube: https://youtu.be/QeDo9wx-Azg. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento. 

 

Assunto: Arquivo