Projeto Educamemória da FURG desenvolve ações sobre as tradições Pomeranas

Bolsistas e Pesquisadores do Núcleo Educamemória apresentaram trabalho envolvendo as temáticas da Infância, da Cultura Pomerana e da Memória na 1° Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPEL. O trabalho apresentado intitulado, “Infâncias Narradoras: a Cultura Camponesa e Pomerana em foco”, apresentou uma breve análise da infância camponesa e da cultura pomerana a partir dos dados que derivam de narrativas da infância vividas em diferentes tempos  e narrada por diversos sujeitos pertencentes ao povo tradicional pomerano. O objetivo do trabalho foi apresentar o quanto, através  do processo de narrar suas infâncias, os sujeitos acabam por redescobrir quem são e as peculiaridades mais significativas que dão sentido as suas próprias histórias de vida. Ações articuladas entre Universidade e Escolas Básicas. O Educamemória, no início desse mês, também promoveu uma audiência pública sobre os povos pomeranos. Esse projeto promoveu um diálogo entre eles e comunidades tradicionais. Este projeto de extensão da FURG busca, através de ações contínuas, traçar um perfil das comunidades com ênfase nessa tradição, retratando-a e reconhecendo seus direitos e territórios em uma perspectiva regional e histórico-cultural. 

 

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