Encontro Pasantías realiza a primeira atividade da missão de estudos

Em 2014, a FURG foi contemplada no Edital do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), para realizar as Pasantías, uma ação de Intercâmbio Regional que representa uma possibilidade concreta de incentivar a carreira docente, favorecendo a construção de uma identidade profissional do professor, por meio do diálogo e da socialização de experiências, em busca do aperfeiçoamento dos conhecimentos referentes à melhoria do ensino da Educação Básica de forma integrada e articulada com a Educação Superior.  As atividades da Pasantías visam promover a mobilidade de gestores e professores de educação da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que atuam no campo da formação docente. De acordo com a coordenadora da atividade na FURG, professora Silvana Zasso, o evento é mais um espaço para a Universidade mostrar o que tem produzido sobre o tema formação de professores e uma forma de pensar em novas possibilidades. Participam da Pasantías onze representantes de instituições do Paraguai, Uruguai e do Brasil. Estão programadas, entre as atividades durante o encontro, a divulgação dos programas e projetos de formação de professores desenvolvidos pela FURG, apresentações de grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação ligados à temática, visitas aos laboratórios da Universidade, passeios turísticos por Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, além de uma visita às escolas pomeranas localizadas no interior do município de São Lourenço do Sul. Na cerimônia de abertura, o secretário Municipal de Educação, André Lemes, ressaltou o envolvimento da FURG em ações que buscam contribuir para a política de formação de professores. “Parabenizo a FURG pela iniciativa que demonstra mais uma vez o compromisso para o fortalecimento da Educação Básica. Temos a Universidade como uma grande parceira na consolidação da política efetiva de formação de professores”, afirmou. A Reitora da FURG, professora Cleuza Dias, deu as boas vindas aos pasantes e falou sobre as ações de formação que a equipe de professores da Universidade vem desenvolvendo ao longo dos anos. “A necessidade de discutir a formação de professores é fundamental. Temos um grupo de professores engajados que estão sempre em busca de novos projetos e ações para a formação docente. Este encontro, com a presença de países parceiros, permite a socialização de experiências de uma forma global, que resultará em bons resultados para novos projetos voltados para a melhoria da educação”, ressaltou a Reitora. Para dar início a programação que segue até 26 de maio, na manhã desta segunda-feira, 18, foi realizada a mesa “Diálogos sobre Formação de Professores” com professores da FURG que trabalham com o tema “formação docente”. A professora Cristina Maria Loyola Zardo apresentou as ações promovidas pelo Laboratório de Ensino e Prática Docente (LEPD) e falou sobre a finalidade de oferecer aos futuros professores um ambiente de integração, reflexão e produção de conhecimento. Dando sequência à mesa, a professora Maria do Carmo Galiazzi abordou as atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Segundo a professora, o Pibid é um espaço formado por diferentes olhares e que está sempre em processo de mudança e evolução. Posteriormente, a professora Elaine Nogueira da Silva abordou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O programa tem como objetivo promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio da rede estadual de ensino. Já a professora Silvana Zasso falou sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), por meio do qual a FURG oferece o curso de Pedagogia aos docentes em exercício na rede pública de educação básica. Para encerrar a mesa, a professora Simone Anadon explanou sobre o histórico das ações de formação de professores na FURG e as experiências no âmbito do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor). As Pasantías representam uma missão de estudos coordenada pela Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e as Unidades Acadêmicas que apresentaram propostas de ações a serem desenvolvidas durante o evento.  

 

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