Reciclagem de óleo de cozinha será realidade em do Rio Grande

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande-FURG dará destinação ao óleo de cozinha utilizado pelas famílias rio-grandinas. A comunidade pode armazenar o óleo comestível em garrafas PET fechadas e levar o material até um dos seis postos de coleta espalhados pelos campi Cidade e Carreiros. Os postos de coleta estão localizados na Portaria do Pavilhão Central do Campus Cidade, Portaria da Escola de Química e Alimentos, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente-CAIC, Centro de Convivência e Portarias dos Pavilhões 2 e 4 do Campus Carreiros.

As garrafas PET com o óleo comestível usado nas residências serão recolhidas em tonéis. Alunos, professores, funcionários da FURG e a comunidade em geral estão convidados a participar do projeto.

O óleo recolhido será encaminhado para comunidades carentes do Rio Grande para serem transformados em sabão caseiro. O Projeto Colméia, que funciona no antigo Parque Assis Brasil e tem como presidente a professora aposentada da FURG Olga Miranda, será um dos beneficiados.

A responsabilidade técnica do projeto é da Profª. Drª. Marilene Mazzuchi Zepka da Escola de Química e Alimentos. Também colaboram com da iniciativa o engenheiro químico Álvaro Luis da Rocha Figueira e os técnicos de laboratório Arlindo Vilar Fortes e Rudinei Milani.

A Superintendência de Administração e Manutenção dos Campi-SAMC, a Escola de Química e Alimentos e a Pró-Reitoria de Extensão são promotoras da iniciativa.

 

Assunto: Arquivo