RECONHECIMENTO

FURG é destaque em evento nacional de teses e dissertações em Robótica

Estudantes do Programa de Pós-graduação em Computação (PPGComp) conquistaram o primeiro e o terceiro lugar

No início de outubro, em Salvador, aconteceu mais uma edição do anual – e bastante conhecido pela universidade – Robótica. O evento é uma ação guarda-chuva, que abriga em sua programação uma série de competições e concursos voltados para a temática como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), a Mostra Nacional de Robótica (MNR), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), além de uma série de simpósios, oficinas e workshops. Uma das iniciativas que compõem o Robótica é o Concurso de Teses e Dissertações em Robótica (CTDR).

Nesta ação, a FURG foi representada por dois estudantes do Programa de Pós-graduação em Computação (PPGComp), os quais ocuparam o pódio com a primeira e a terceira colocação. De acordo com o professor do Centro de Ciências Computacionais (C3), Paulo Drews, ambos os trabalhos foram executados dentro do escopo do projeto Hydrone – coordenado pelo docente -, visando a construção de drones híbridos; os dois também foram bolsistas do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH 22 - FURG). 

“Nós, enquanto instituição, temos um histórico de prêmios em concursos de teses e dissertações, o que é uma tradição dentro da área de computação no Brasil. Em função do nosso programa não possuir doutorado, ficamos limitados em competir apenas na categoria de mestrado, e mesmo assim, em retrospecto, temos uma boa quantidade de estudantes ocupando estes espaços de qualificação”, explicou Drews.

Ainda segundo o professor, em 2022 a FURG ficou em terceiro lugar na corrida pela melhor dissertação de mestrado do país - entre todas as áreas de computação do Brasil, além de outros pódios em anos anteriores.

Sobre os trabalhos vencedores

Ocupando o terceiro lugar ficou o estudante Pedro Pinheiro, que agora segue sua carreira acadêmica junto ao doutorado do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional (PPGMC), da FURG. Seu trabalho consiste na elaboração de novos algoritmos de planejamento de movimento de veículos híbridos focados em economia de energia.

Com a primeira posição, Junior Costa de Jesus, apresentou uma dissertação intitulada “Aprendizado por Reforço Profundo para Navegação Sem Mapa de um Veículo Híbrido Aéreo-Aquático usando Imagens”, que, segundo Drews, aborda uma temática parecida com o trabalho anterior. O estudo foi publicado em uma das maiores conferências de robótica do mundo em 2022, o IEEE IROS, na ocasião realizado no Japão.

“Tanto o trabalho do Junior quanto do Pedro teve ótima repercussão em ambientes científicos de alto nível, e isso, claro, foi considerado pelos avaliadores do concurso. A banca atua por meio da análise de um resumo - em formato de artigo -, a tese e a apresentação do estudo no evento.

Atualmente, Junior também segue sua carreira acadêmica; o estudante está cursando o programa de doutorado em robótica no Korea Advanced Institute of Science & Technology (Kaist), um dos grandes centros do mundo em robótica, localizado na Coreia do Sul.