Perguntas Frequentes
Sobre a FURG
1. Quantos cursos a FURG tem? Quais são?
A FURG tem 61 cursos de graduação, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a universidade disponibiliza 18 cursos de especialização, 31 cursos de mestrado, 13 cursos de doutorado, 14 cursos de residência e cerca de 150 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq.
2. Quantos alunos a FURG tem? E servidores?
A universidade tem mais de 9 mil alunos de graduação presencial, além de 300 alunos de graduação a distância e cerca de 2.500 alunos de pós-graduação. Sobre os servidores, são cerca de 900 docentes e mais de 1.200 técnicos administrativos em educação.
3. Onde a FURG está presente?
A universidade possui uma estrutura multicampi e está presente em Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.
4. Quais os endereços da FURG?
Campus Carreiros
Endereço: Campus Carreiros - Av. Itália Km 8, bairro Carreiros, Rio Grande, RS.
Como chegar
Unidade Saúde
Endereço: rua Visconde de Paranaguá, 102, bairro Centro, Rio Grande, RS.
Como chegar
Campus São Lourenço do Sul
Endereço: rua Bento Gonçalves, nº 372, bairro Centro, São Lourenço do Sul, RS.
Como chegar
Campus Santa Vitória do Palmar
Endereço: rua Glicério P. de Carvalho, nº 81, bairro Coxilha, Santa Vitória do Palmar, RS.
Como chegar
Campus Santo Antônio da Patrulha
Endereço: rua Barão do Caí, nº 125, bairro Cidade Alta, Santo Antônio da Patrulha, RS.
Como chegar
Unidade Bom Princípio
Endereço: rua Francisco Borges de Lima, nº. 3005, bairro Bom Princípio, Santo Antônio da Patrulha, RS.
Como chegar
5. Preciso falar com alguém ou algum setor da FURG, como faço?
Você pode consultar o telefone dos setores da universidade aqui. Basta digitar o nome do servidor(a) ou setor desejado.
6. Quais as linhas de ônibus que passam no Campus Carreiros?
Duas linhas de ônibus entram no Campus Carreiros, são elas:
P14 - FURG - Confira os horários aqui.
P17 - Marluz - Confira os horários aqui.
7. Onde eu acesso o calendário universitário?
O calendário universitário está disponível aqui.
8. Quais são os horários do transporte interno que circula no Campus Carreiros?
Os horários dos ônibus internos podem ser conferidos aqui.
9. Tenho uma reclamação ou sugestão sobre a universidade, para onde posso encaminhar?
Você pode encaminhar a sua demanda à Ouvidoria da FURG, presencialmente, pelo site ou pelo telefone (53) 3293.5440.
Processo Seletivo
1. Quando é o vestibular da FURG?
A FURG não utiliza processo seletivo de vestibular como modo de ingresso. Utilizamos o Sisu e outras formas específicas de ingresso, que estão explicadas aqui.
2. Qual a principal forma de ingresso na FURG?
A principal forma para ingressar nos cursos de graduação da FURG é pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Outra forma de ingresso é através do PSVO (Processo Seletivo de Ocupação de Vagas Ociosas), que oferece vagas nas modalidades de troca de curso, transferência facultativa, reingresso e portador de diploma de graduação.
3. O que são os processos seletivos específicos?
Os Processos Seletivos Específicos são ações afirmativas destinadas a propiciar o ingresso de estudantes indígenas, quilombolas e para os cursos de Educação do Campo na FURG.
4. A FURG tem algum curso a distância? Como faço para me inscrever?
A FURG oferta 5 cursos de graduação, 10 cursos de especialização, 4 cursos de aperfeiçoamento e 1 curso de extensão a distância. O acesso aos cursos de graduação a distância da universidade é realizado por processos seletivos específicos, exclusivamente com base nos resultados do Enem. Além disso, a FURG atua em 21 polos de apoio presencial no Rio Grande do Sul. Para mais informações, acesse Secretaria de Educação a Distância.
5. Como funcionam os processos de seleção para especialização, mestrado e doutorado da FURG?
Os processos de seleção para especializações, mestrados e doutorados são feitos individualmente por cada programa de pós-graduação. O Siposg reúne todos os processos seletivos em aberto.
Ações Afirmativas
1. O que é o Programa de Ações Afirmativas da FURG?
O Programa de Ações Afirmativas da FURG existe com a finalidade de promover a democratização do ingresso e permanência dos estudantes oriundos de escolas públicas, indígenas, quilombolas e estudantes com deficiência. Você pode conferir mais informações aqui.
Matrícula
1. Como faço minha confirmação de matrícula?
A confirmação da matrícula é realizada na coordenação de curso durante a primeira semana de aulas, através da assinatura da ata de confirmação. É uma etapa imprescindível, pois se você não cumprir esta etapa, seja pessoalmente ou por procurador, perderá a vaga.
2. Como é feita a rematrícula?
A rematrícula é feita via Sistemas, no período indicado no Calendário Universitário.
3. Qual a diferença entre trancamento e cancelamento de matrícula?
O cancelamento de matrícula é o ato que cessa o vínculo do estudante com a universidade. Você pode, a qualquer momento do curso, requerer o cancelamento de sua matrícula. O trancamento de matrícula, por sua vez, é a modalidade em que o estudante inscrito pode utilizar para interromper seus estudos sem perder o vínculo com a FURG. O estudante com matrícula trancada é discente regular na instituição e o tempo em que permanece nessa situação não é computado para fins de integralização do curso.
4. Quem pode fazer o cancelamento de matrícula? Como é feito?
Para efetuar o cancelamento de matrícula junto à FURG você deve comparecer pessoalmente, ou seu procurador devidamente instituído, na Pró-Reitoria de Graduação, portando a cópia da carteira de identidade e da Solicitação de Cancelamento de Matrícula, devidamente preenchida, assinada e com firma reconhecida em cartório.
5. Tranquei minha matrícula, mas quero voltar a estudar. O que devo fazer?
Para voltar estudar, após fazer o trancamento de matrícula, você deve fazer a rematrícula para o próximo semestre pelo Sistemas, conforme o Calendário Universitário.
6. Estou com minha matrícula trancada. Quanto tempo de vínculo ainda mantenho com a FURG?
O estudante pode trancar a matrícula por duas vezes, respeitando os prazos previstos no calendário acadêmico. Quando o curso é semestral, o trancamento pode ser feito por até dois semestres. Nos cursos anuais, o procedimento pode ser feito por até dois anos. O estudante deve renovar o trancamento no período de matrículas.
7. Posso pedir transferência para a FURG sendo aluno de outra universidade?
Sim. Para requisitar a transferência, você precisa ter vínculo com outra Universidade. Para mais informações sobre modalidades de transferência, contate a Pró-reitoria de Graduação pelo e-mail prograd@furg.br ou pelo telefone (53) 3237-3016.
8. Já iniciei um curso superior em outra Universidade. Como posso eliminar disciplinas?
Para aproveitamento de estudos, você deve protocolar o histórico escolar e o documento que contenha a ementa das disciplinas, destinado à coordenação do curso.
Documentos
1. Qualquer pessoa pode solicitar documentos em meu nome? E retirá-los também?
Não. Para a retirada de documentos é preciso uma autorização por escrito. Para a retirada do diploma, é necessária uma procuração com assinatura reconhecida em cartório.
2. Como posso obter documentos referentes à minha vida acadêmica na FURG?
Você pode retirar seus documentos pelo Sistemas com o número de matrícula e senha, desde que no cadastro tenha o número do CPF e endereço de e-mail. Os planos de ensino não estão disponíveis pelo Sistemas para quem cursou antes de 2009. Se esse é o seu caso, você precisa solicitar seus documentos na Coordenação de Registro Acadêmico.
3. Extraviei meu diploma de graduação/especialização/mestrado/doutorado. Como faço para solicitar uma segunda via?
Você precisa fazer o pedido no Protocolo Geral da FURG, com cópia da carteira de identidade, cópia da certidão de nascimento ou casamento e boletim de ocorrência por perda, roubo ou extravio.
4. A FURG participa do Revalida INEP?
Sim, participamos do Revalida INEP, mas, por enquanto, o programa está passando por troca de sistema.
5. O que é a revalidação de diploma?
A revalidação de diploma é o processo de ratificação de um curso de graduação ou pós-graduação prestado fora do Brasil, quando você deseja exercer suas funções técnicas aqui no Brasil.
6. A FURG emite documentos em outro idioma?
A FURG fornece traduções oficiais em inglês de documentos acadêmicos emitidos pela Universidade. As solicitações devem ser feitas pelo Sistemas para o Núcleo de Tradução da FURG.
Cursos
1. Como posso ter informações sobre currículo e grade curricular do curso que pretendo fazer?
Para ter informações sobre o cursos, você pode acessar a seção Ensino e escolher entre cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado ou residência.
2. Quero cancelar uma disciplina, como devo proceder?
Não existe cancelamento de disciplinas na FURG, somente trancamento por disciplinas. Os prazos para trancamentos estão descritos no Calendário Universitário.
3. Como faço para validar as atividades complementares?
Você precisa levar os certificados na coordenação do seu curso.
Assuntos Estudantis
1. Como descubro em que sala tenho aula?
Para saber quais são as salas de aula, você pode emitir um comprovante de matrícula pelo Sistemas.
2. Onde encontro os trabalhos publicados na FURG?
Para ter acesso aos trabalhos publicados na FURG, você pode acessar o Portal de Periódicos Científicos da universidade.
3. A FURG tem bolsas auxílio? Quais são? Quem é elegível para solicitá-las?
A universidade disponibiliza os auxílios de transporte, alimentação, auxílio permanência, auxílio infância (antigo auxílio pré-escola) e moradia estudantil, considerando a especificidade de cada campus. Para solicitar algum dos auxílios, você precisa participar do edital de inclusão, exclusivamente via Sistemas FURG e estar dentro dos critérios estabelecidos nas normativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
4. A FURG tem uma casa do estudante? Como funciona?
A universidade tem a Moradia Estudantil. Ela destina-se, exclusivamente, aos estudantes oriundos de outros municípios ou de áreas de difícil acesso, mediante comprovante de residência, que não tenham formas de locomoção viáveis para os municípios de Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar, e que comprovem vulnerabilidade socioeconômica e que não sejam beneficiados com a Lei do Passe Livre (Lei Estadual 14.307/2013).
5. A FURG tem uma incubadora de empresas?
Sim, a Innovatio é a incubadora de empresas de base tecnológica da FURG. Ela tem a finalidade de estruturar o processo de incubação de empresas de base tecnológica por meio do desenvolvimento da cultura empreendedora, estando também incumbida de apoiar empreendedores de base tecnológica, nas fases de pré-incubação, incubação e pós-incubação, propiciando ambiente e condições de funcionamento apropriados.
6. Tem restaurante universitário na FURG? Quem pode usar?
A universidade possui três Restaurantes Universitários, RU I, RU II e o RU CCMar. Os RUs I e II estão localizados no Campus Carreiros. Já o RU CCMar, fica na Unidade Saúde. Nos campi São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar, ainda não há RUs. Estudantes, professores, funcionários e comunidade externa podem utilizar os restaurantes universitários da FURG. Para grupos fora da Universidade, solicitamos um aviso prévio que pode ser feito através do e-mail nutricionistas@furg.br ou pelo telefone (53) 3237-3028.
7. Quanto é o Restaurante Universitário? Quem é isento da taxa? Quem recebe subsídio?
Nos RUs da FURG, todos os estudantes da FURG tem direito ao subsídio universal e pagam R$ 3,00. Estudantes em vulnerabilidade socioeconômica que participam dos editais de Assistência Estudantil podem ser subsidiados parcialmente (pagando R$ 1,50) ou integralmente (não pagando). Para os demais usuários, o valor cobrado é R$ 8,80. O usuário têm direito a escolher um tipo de proteína (animal ou vegetal), uma fruta e um copo de suco. Água e os demais itens do buffet são oferecidos de forma livre. Além do almoço e jantar, no RU II é ofertado café da manhã para toda a comunidade no valor de R$ 3,76. Nesse caso, apenas moradores de alguma das casas do estudante são subsidiados de forma integral. Nessa refeição, o usuário tem direito a um pão com frios ou pão com doce, um copo de café preto ou café com leite e uma fruta.
8. Onde eu vejo o cardápio dos RUs?
Você pode ter acesso ao cardápio na página Restaurantes Universitários.
9. Tenho uma crítica ou sugestão sobre os RUs, como posso entrar em contato?
Críticas e sugestões sobre os RUs podem ser feitas através do e-mail nutricionistas@furg.br ou pelo telefone (53) 3237-3028.
10. O que é o Enade? É obrigatório?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos superiores no Brasil. Para os alunos selecionados que estão terminando a graduação, a participação no exame é obrigatória e é condição para a emissão do histórico escolar.
11. A FURG tem recesso de fim de ano?
O recesso das atividades acadêmicas está previsto no Calendário Universitário. Para as atividades administrativas, o recesso de fim de ano fica a critério da gestão da universidade, mediante publicação de ato executivo.
Bibliotecas
1. Onde ficam as bibliotecas da FURG?
A FURG tem 8 bibliotecas, 1 central e 7 setoriais. Você pode acessar o endereço de cada uma delas aqui:
Biblioteca Central
Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde
Biblioteca Setorial Campus Santa Vitória Do Palmar
Biblioteca Setorial Campus Santo Antônio da Patrulha
Biblioteca Setorial Campus São Lourenço do Sul
Biblioteca Setorial Museu Oceanográfico
Biblioteca Setorial Sala Verde Judith Cortesão
Biblioteca Setorial da Pós-graduação em Oceanografia
2. Onde posso pesquisar sobre o acervo de livros?
O ARGO é o sistema de administração das bibliotecas da FURG. Nele você pode pesquisar o acervo da universidade.
3. Como funciona o empréstimo de livros?
A FURG tem duas modalidades de empréstimos de livros: domiciliar e local. O empréstimo domiciliar destina-se a toda comunidade universitária, sendo imprescindível a identificação, que pode ser feita por biometria, por meio da inserção de foto no ARGO ou apresentação de documento com foto. O número de itens a serem emprestados e o prazo para devolução varia conforme o vínculo. O empréstimo local é a modalidade para empréstimo de obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas, entre outras), proibidas para empréstimos domiciliares, podendo ser retiradas da Biblioteca somente por três horas. Mais informações aqui.
Formaturas
1. Como funcionam as formaturas para os alunos de graduação, na FURG?
Desde 2006, as formaturas são coordenadas e executadas pela FURG, assegurando o caráter oficial e público do ato. Ao fornecer local, decoração e vestes talares para todas as solenidades, a universidade possibilita a todos os graduandos dos cursos presenciais e a distância receberem os seus diplomas junto a suas respectivas turmas, sem nenhum tipo de custo.
2. Estou me formando agora, mas não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como proceder?
A formatura em gabinete é um ato realizado no Gabinete da Reitoria ou em um ambiente interno da universidade, na presença do Reitor e da Chefia de Gabinete, nos casos em que o acadêmico não puder ou optar por não comparecer à outorga de grau solene. Não há vestes talares, nem paraninfo, homenageado ou orador. Nesse ato é possível receber a outorga de grau por procuração, quando, por motivo de força maior, o formando não puder se fazer presente. A cada ano, normalmente em abril, é realizado um cadastro das comissões de formatura dos cursos que concluem as atividades no primeiro e segundo semestres. A partir disso, são realizados os procedimentos e definição de cronograma das solenidades. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail prae.outorgas@furg.br ou pelos telefones (53) 3233-6683 e (53) 3237-3034.
3. A FURG tem as gravações das formaturas? Onde encontro a minha?
A FURG mantém as gravações das formaturas em um banco de dados. Você pode acessá-lo aqui.
Sistemas
1. O que é o Sistemas da FURG?
O Sistemas FURG compreende os sistemas informatizados de gestão da universidade, com áreas de acesso para estudantes, professores e técnicos. Para os estudantes, oferece informações pertinentes a atividades acadêmicas, como por exemplo o cadastro de cursos, disciplinas, currículos, pré-requisitos e histórico, dentre outras informações auxiliares.
2. Como fazer o primeiro login no Sistemas?
Você precisa informar seu número de matrícula (estudantes) ou SIAPE (servidores) e a senha provisória, que é o número do seu CPF.
3. Tenho algum problema com o Sistemas, o que eu faço?
O Sistemas FURG foi desenvolvido e é mantido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação. Quaisquer problemas entre em contato diretamente com o setor, pelo telefone (53) 3233-6568 ou e-mail nti@furg.br.
4. Como acesso o Wi-Fi da FURG?
Você precisa conectar seu dispositivo na rede e informar suas informações de login no Sistemas: número de matrícula (estudantes) ou SIAPE (servidores) e senha.
Comunicação
1. Onde encontro a marca da FURG e as formas corretas de aplicação?
Neste link você pode fazer os downloads do Manual de Identidade visual e das versões da marca da universidade.
2. Quais são os canais de comunicação oficiais da universidade?
Nossa Secretaria de Comunicação mantém a FURG TV, a FURG FM, o portal institucional e os canais de mídias sociais da FURG no Facebook e Twitter, além da publicação impressa FURG Revista.
3. Como faço para publicar uma notícia no site da FURG?
A área de Notícias do site da FURG é mantida pela Secretaria de Comunicação. Você pode enviar uma solicitação de divulgação e/ou sugestões de pauta para o e-mail imprensa@furg.br ou entrar em contato pelo telefone (53) 3233-6823.
4. Estou organizando um evento, posso divulgá-lo nos canais de comunicação da FURG?
Sim. Para isso, você precisa enviar uma solicitação de divulgação do seu evento para a Secretaria de Comunicação, através do e-mail imprensa@furg.br.
5. Onde eu fico sabendo sobre a publicação de editais?
Você pode conferir os editais lançados pelos vários setores da FURG na seção Editais do nosso portal.
6. Sou jornalista e preciso de alguma informação sobre a universidade, com quem eu falo?
Mande um e-mail para a Secretaria de Comunicação, explicando a sua necessidade. Temos profissionais de assessoria de imprensa disponíveis para lhe ajudar. Nosso e-mail é imprensa@furg.br e nosso telefone é o (53) 3233-6823.
Eventos
1. Como solicito cerimonial para o evento que estou organizando? A FURG disponibiliza esse serviço?
A FURG disponibiliza apoio de cerimonial e protocolo para eventos acadêmicos realizados por suas unidades. Os serviços ofertados são produção de roteiro do cerimonial, formação da mesa diretiva e apresentação de mestre de cerimônias. Esses serviços devem ser solicitados via Sistemas com, pelo menos, 36h de antecedência do evento. O atendimento das solicitações depende da capacidade e do cronograma da equipe técnica.
2. Como procedo para divulgar o evento nos canais de comunicação da FURG?
Você precisa enviar uma solicitação de divulgação do seu evento para a Secretaria de Comunicação, através do e-mail imprensa@furg.br.
3. Onde posso encontrar os eventos que estão acontecendo na FURG?
O calendário dos eventos que estão acontecendo na universidade está na nossa Agenda. Você também encontra matérias completas na seção Eventos.
4. Participei de um evento e preciso do meu certificado, onde solicito?
Você pode encontrar os seus certificados na seção Consultar Certificados.
5. A FURG tem alguma hospedagem para eventos?
Infelizmente, não temos hospedagem para participantes de eventos. Recomendamos que você entre em contato com a organização do evento em busca de recomendações de locais para se hospedar.
E-mail institucional
1. Quem pode ter um e-mail @furg.br?
Qualquer pessoa que tenha um vínculo com a universidade.
2. Como faço para solicitar meu e-mail?
Você deve entrar na página de login, clicar na opção “Inscreva-se já” e preencher seus dados.
3. Como acessar meu e-mail?
Para entrar no seu e-mail institucional, você precisa acessar a página de login do Webmail da FURG.
4. Há uma assinatura padrão para o e-mail da FURG? Quem deve utilizá-la?
A FURG tem uma assinatura padrão de e-mail, você pode acessar o manual de inserção aqui. A assinatura deve ser utilizada apenas por colaboradores da universidade.
Transparência
1. A FURG disponibiliza seus dados para acesso da comunidade?
Sim. A universidade torna públicas suas informações através do Acesso à Informação FURG. Lá você pode ter acesso a dados sobre licitações, contratos, auditorias, orçamento, convênios, despesas, receitas, ações e programas da FURG.
2. Não encontrei uma informação que preciso nos bancos de dados disponíveis. Como faço para solicitá-la à universidade?
Se você não encontrou uma informação referente à transparência nos bancos de dados disponíveis, você pode fazer uma solicitação no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).