FURG projeta ações em parcerias com Prefeituras Municipais

O desenvolvimento da região e a valorização de seus processos históricos motivam a intensificação de parcerias entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e as Prefeituras Municipais de São José do Norte, Rio Grande e São Lourenço do Sul. Desde 26 de janeiro, a administração central da FURG discute projetos e agendas em conjunto com os gestores dos municípios. Dentre os principais encaminhamentos, estão a possibilidade de criação de um Centro Avançado da FURG em São José do Norte, para abrigar os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão; a doação de terreno para a construção de estrutura própria do campus da FURG em São Lourenço do Sul; e o estabelecimento de uma agenda integrada com a Prefeitura do Rio Grande para a celebração do 280 anos do município.

A reitora da FURG, Cleuza Dias, e o vice-reitor, Danilo Giroldo, acompanhados de representantes da administração superior, estiveram reunidos com a gestão municipal de São José do Norte, na terça-feira (13), para apresentar projetos nas áreas de Extensão, Arte, Cultura, Ensino, Pesquisa e Inovação Tecnológica desenvolvidos pela Universidade. A proposta é de que, com a parceria entre a FURG e a Prefeitura de São José do Norte, sejam intensificadas as ações de capacitação dos gestores e demais funcionários da Prefeitura e o desenvolvimento de ações que beneficiem diretamente a população nortense.

Na área de Saúde, estuda-se a possibilidade de participação das residências médicas e multiprofissionais nos projetos de Saúde da Família e intervenções do Centro regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre), na forma de oficinas e palestras. Também poderão ser elaboradas ações, voltadas às comunidades quilombolas e de pescadores, de Educação Ambiental e de valorização dos saberes não escolarizados.

Sobre questões jurídicas, há a possibilidade de fornecimento de assessoria aos pescadores quanto às questões de seguridade social. O Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets) poderá propor a criação de cursinhos pré-universitários, como forma de combate à evasão escolar. Na área de Arte e Cultura, a expectativa é de que a FURG ofereça oficinas, promova o intercâmbio de artistas e capacitações para a gestão de projetos culturais e captação de recursos.

No âmbito escolar, também há a viabilidade de projetos de formação de professores e de realização de oficinas para estudantes da Educação Básica, sobre temas, por exemplo, como Gênero e Diversidade na Escola e Educação Matemática. Estuda-se, também, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a oferta dos cursos a distância. A participação dos acadêmicos da FURG nas escolas do município poderá ser expandida, mediante projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), monitorias e estágios.

Para abrigar os projetos, será estudada conjuntamente a criação de um Centro Avançado para o desenvolvimento das atividades em São José do Norte. “O município foi parceiro da FURG por muito tempo e em muitas ações. Para estreitar essa relação, podemos pensar em um Centro Avançado: um espaço para integrar todos os projetos e atender às demandas da população”, projeta a reitora.

 Expansão em São Lourenço do Sul

 A consolidação do campus em São Lourenço do Sul foi uma das pautas em reunião da reitora da FURG, Cleuza Dias, na quinta-feira (09), com o prefeito municipal, Rudinei Härter. Na oportunidade, o chefe do executivo anunciou o atendimento a uma das demandas da Instituição: a doação de terreno para a edificação do campus da FURG em São Lourenço do Sul, de aproximadamente 12 hectares, na RS-265. Atualmente, os cursos da FURG em São Lourenço são abrigados na estrutura de um educandário cedido pelo município.

 A demanda da FURG por área própria visa construir espaço adequado para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Instituição, além do espaço concedido pela Prefeitura, ocupa outros dois prédios: a casa do estudante universitário e as salas de permanência dos docentes. Como parte das políticas de assistência estudantil, a intenção da Universidade é oferecer restaurante universitário para atender os cerca de 400 acadêmicos vinculados ao campus.

Valorização da História de Rio Grande

Na sexta-feira (17) à tarde, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul), pró-reitores, diretores e representantes de órgãos vinculados à Reitoria discutirão com os secretários municipais sobre a criação de uma agenda compartilhada para a celebração dos 280 anos do município de Rio Grande. A intenção é de que, ao longo do ano, projetos da FURG, como a Acolhida Cidadã, voltada aos estudantes ingressantes na Instituição, e a Feira do Livro, em sua 45ª edição, expandam seu itinerário, de forma descentralizada, e integrem-se à programação do aniversário. Diversos outros projetos na área de infraestrutura e cooperações em Ensino, Pesquisa e Extensão também estarão em pauta.

A FURG participará, entre outras atividades, com projetos de intervenção cultural e de criação de espaços de valorização dos processos e personagens históricos dispostos comumente à margem da narrativa oficial. “Nós temos a responsabilidade como Universidade de contribuir com o desenvolvimento da região e de propor atividades de valorização da nossa história”, explica a reitora. A parceria em torno da celebração dos 280 anos de Rio Grande gerará a renovação de acordos de cooperação técnica entre as duas instituições.

 

 

Galeria

Reunião da Reitoria da FURG com a administração de São José do Norte

Reunião da Reitoria da FURG com a administração de São José do Norte

Assunto: Arquivo