Cooperação acadêmica entre FURG e Universidade de Cabo Verde em expansão

Vigente desde 2012, o acordo de cooperação acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com as instituições da Associação das Universidades dos Países de Língua Portuguesa (AULP) foi fortalecido com a visita do presidente do Conselho Científico da Universidade de Cabo Verde (UniCV), professor João Felisberto Semedo, na última sexta-feira (10). No fim da tarde, Semedo foi recebido pela reitora Cleuza Dias, pelo vice-reitor Danilo Giroldo, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Eduardo Secchi, pelo diretor de Pesquisa Marcelo D’Oca e pelos professores Carlos Prentice, Suzana Kalil e Ednei Primel, da Escola de Química e Alimentos em reunião para discutir a ampliação da cooperação entre as duas universidades por meio de convênios específicos em diferentes áreas do conhecimento, em especial a de engenharia de alimentos.

Em abril de 2015, o projeto “Cooperação internacional Brasil – Cabo Verde para formação de profissionais em Ciências, Matemática & Tecnologias”, coordenado na FURG pela professora Gionara Tauchen e na UniCV por Semedo, enviou os primeiros estudantes e docentes daqui para Cabo Verde em missão de estudos vinculada ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional. Em maio do mesmo ano, o professor de cabo-verdiano esteve na FURG tratando da inclusão das áreas de Ciências do Mar e da Saúde nos projetos de cooperação com a UniCV. Na ocasião, ficou acertada a ida a Cabo Verde do vice-diretor do Instituto de Oceanografia (IO) à época, Osmar Möller Junior, para apresentar as competências da FURG na área de Ciências do Mar, no Simpósio Internacional de Ciências Marinhas e Atmosféricas.

Desta vez, foi firmada nova parceria interinstitucional para impulsionar o aperfeiçoamento do curso de Engenharia de Alimentos da UniCV, que apesar de recém-criado já é o mais procurado pelos estudantes e tem papel estratégico no desenvolvimento do país. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Eduardo Secchi, a primeira ação nesse sentido será de mobilidade acadêmica para troca de informações e de experiências, principalmente, dentro da área de segurança alimentar. “Nesse contexto, as instituições irão elaborar um projeto a ser apresentado à CAPES, com o objetivo de buscar recursos para melhoria da infra-estrutura, para promover o intercambio de professores/pesquisadores e alunos, e para pesquisa”, explica.

A cooperação em curso entre a Escola de Química e Alimentos da FURG e a UniCV, na área de qualidade e segurança alimentar, pretende promover ações de capacitação voltadas a pesquisadores e estudantes da UniCV nas áreas de Química e de Alimentos e formar profissionais para atuar na produção de alimentos, controle de qualidade, segurança alimentar, planejamento e projeto industrial, gerenciamento e administração, fiscalização de alimentos e bebidas, marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A participação dos pesquisadores da FURG tem contribuído para alavancar a infraestrutura de ensino e pesquisa da UniCV, envolvendo também outras instituições de ensino e pesquisa dos Países de Língua Portuguesa, avalia o pró-reitor. 

 

Galeria

Crédito: Débora Klein

Crédito: Débora Klein

Assunto: Arquivo