4º Seminário de Interfaces Pedagógicas aborda relação das escolas e universidades

Júlia Sassi

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Construir um espaço de diálogo entre os cursos de licenciatura e professores da rede básica de ensino foi a motivação para o desenvolvimento do Seminário de Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. Em sua quarta edição, o evento teve início nesta segunda-feira (22), no Cidec-Sul do campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e trouxe como temática “Escola e Universidade: utopias, tempos e experiências”.

A programação se estende até esta quarta-feira (24) e é dividida em cirandas, mostras fotográficas, experiências em movimento e conversas com a cidade. De acordo com a coordenadora do evento, Vânia Chaigar, do Instituto de Educação (IE), o tema é provocativo em função do contexto histórico em que vivemos. “Viemos com um tema na contramão, tentando pensar a utopia não como algo impossível, mas como um caminho a seguir. O desejo de fortalecer as licenciaturas e reconhecê-las como espaço de produção de conhecimento, é um passo a mais nesse processo”, explica.

Ao total, 78 artigos foram homologados, que abrangeram pesquisadores de diversas regiões do país. O evento reúne também participantes de mais de cinco estados, com 11 universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins, além de 15 escolas da região. Para Vânia, mesmo sendo um tema tão subjetivo, o estilo de evento chama a atenção de grupos que possibilitam o alargamento da conversa, aprofundando-a também entre licenciandos e estudantes de pós-graduação. “Talvez o contexto exija de nós alguns movimentos. Não podemos ficar imobilizados diante disso, mas também temos que ter o ânimo para caminhar. Quando pensamos em utopias, na experiência e seu valor, é isso que te faz andar”, relata.

Estudantes e professores foram recepcionados pela Boneca Africana Noni, interpretada pela docente Marisa Farias, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ernesto Buchholz, que traçou um paralelo entre a cultura africana e o histórico do evento, oportunizando também momentos de interação entre os presentes. Com uma linguagem apropriada, a boneca Noni é utilizada por Marisa há mais de 10 anos como recurso lúdico nas salas de aula do ensino fundamental para apresentar um pouco da cultura africana. 

A conversa inicial foi mediada pela professora do IE Carla Crivellaro e reuniu os docentes Ana Lúcia de Freitas, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Bruno Silveira, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima e Sérgio Gacki, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Na conversa, foi abordado o assunto principal do evento, levantando questionamentos relacionados ao papel das universidades na formação de educadores e na relação dos professores com a sala de aula na rede básica de ensino. Além disso, Carla comentou a dificuldade de interação na academia e da ligação dos professores com a comunidade.

O Interfaces é construído com parcerias resignificadas a cada ano. Junto ao IE, esta edição tem a participação do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas – Nós do Sul, do Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Educação Ambiental e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Estão também em parceria com o evento o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) e a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, que organizaram mostras fotográficas que estão sendo expostas no Cidec-Sul durante o evento.

A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site http://seminariofurg.wixsite.com/interfaces4.

 

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